FIFA e COL afirmam que vistoria à Natal acontecerá a cada seis meses

14 de março de 2012

 

Secretário da Secopa, Demétrio Torres, acompanhando os técnicos da Fifa e do COL na vistoria ao estádio da Copa.

Secretário da Secopa, Demétrio Torres, acompanhando os técnicos da Fifa e do COL na vistoria ao estádio da Copa. (Foto: Fábio Cortez)

A visita dos 20 técnicos da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e dos 18 membros do Comitê Organizador Local (COL) à cidade-sede Natal trouxe para a capital dezenas de sotaques das mais diversas partes do mundo. Uma torre de Babel. Entre si, eles conversavam muito, comparavam plantas e pranchetas com o que viam à sua frente. Ontem ocorreu a primeira vistoria. Serão muitas, pelo menos uma a cada seis meses. Dessa vez foram os técnicos da entidade que organiza a Copa 2014 que estiveram aqui, e não executivos interessados no cronograma de andamento das obras ou em articulações políticas. Na verdade os dois porta-vozes da comitiva do COL/Fifa disseram que não pretendiam ver obras, e sim a infraestrutura necessária para a realização dos quatro jogos do Mundial no Rio Grande do Norte.

Foi uma visita de operação, que começou no estádio Arena das Dunas, em Lagoa Nova, e que durou todo o dia de ontem. A comitiva percorreu a capital em dois veículos: um ônibus e um microônibus. Havia pessoas que já trabalharam na realização de outros eventos da FIFA, como Copa das Confederações e a Copa de África em 2010. “Temos gerentes da área de logística, da área de voluntários, da área de operações de imprensa, transportes, segurança. Veremos a apresentação da cidade, das autoridades locais e vamos dialogar sobre vários assuntos: como o espectador chega ao estádio? Como a mídia fará a cobertura dos jogos? Onde ficará o centro de mídia? Qual o esquema especial de tráfego, onde ficará a área comercial, as tendas de hospitalidade? São aspectos importantes para a realização dos jogos”, explicou o diretor executivo de Operações e Competições do COL, Ricardo Trade.

As visitas serão mais frequentes a partir de agora, garantiu o diretor do COL. “Começaremos a vir mais. A visita é para dizer oficialmente que a Copa está chegando aqui em Natal. Queremos saber como uma pessoa que vem assistir os jogos da Copa em Natal vai chegar até aqui desde o aeroporto até o seu deslocamento. Estamos trabalhando em parceria com os governos estadual e municipal porque sozinho não se faz uma Copa do Mundo”, declarou ele. Segundo Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, a equipe que visitou Natal é eminentemente técnica e operacional. “Viemos planejar as operações com os técnicos locais e depois faremos um relatório à Fifa”, disse ele.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.