Notícia publicada no portal Nominuto.com:
O ministro de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, participou na tarde desta segunda-feira (24) de uma visita técnica ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e acompanhou de perto a evolução das obras do aparelho. A visita teve a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do secretário-Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto, do titular do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado. Carlos Augusto representou a governadora Rosalba Ciarlini, convocada para uma reunião da presidenta Dilma Rousseff com 26 governadores, mais representante do Distrito Federal, e prefeitos, em Brasília.
Na visita, foram apresentados os dados atualizados do maior aeroporto de cargas e passageiros da América Latina e único equipamento consorciado do país construído exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014. Com previsão de conclusão em fevereiro de 2014 e início das operações em abril do mesmo ano, o aeroporto terá terminal de passageiros de 40 mil m², 1.500 vagas de estacionamento e capacidade de operação de 6,2 milhões de passageiros por ano. O total de investimento é de R$ 410 milhões, dos quais R$ 326 milhões de financiamento do BNDES.
Moreira Franco destacou a importância do cumprimento do cronograma estabelecido após a assinatura da ordem de serviço e adiantou que entraves como a construção dos acessos Norte e Sul, de responsabilidade do Governo do RN, terão definições ainda nesta semana, após reuniões técnicas com construtoras.
”Estamos tendo aqui uma participação coletiva do Exército, governos Federal e Estadual, prefeitura de São Gonçalo, Infraero e o consórcio Inframerica. Este é um esforço que todos estão fazendo e estamos avançando mais rápido à medida que existem importantes colaboradores que atuam em conjunto para o cumprimento de metas. Isso é fundamental. A presidenta Dilma Rousseff tem muito interesse na conclusão dessa obra, que significa um grande trabalho não só para o RN como para o Brasil”, declarou o ministro da Aviação Civil.
O deputado Henrique Alves disse que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é a “mais importante obra do presente e futuro do RN. Todo o esforço da bancada política do Estado foi feito desde a época do governo de Garibaldi Alves Filho. Este aeroporto será importante não só para os passageiros como será um importante entreposto de cargas. Esta obra tem que ser exemplar e temos que elogiar a Inframerica que vem cumprindo à risca o cronograma estabelecido. O ministro veio como representante da presidenta Dilma Rousseff para cobrar os prazos e ver o andamento. Ele já cobrou, teve repostas satisfatórias e pedi que ele voltasse em setembro para ver como estará”, ressaltou o presidente da Câmara.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada no Portal No Ar:
O Governo do Estado está em posição desconfortável em relação às obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Durante a visita do ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, ocorrida hoje à tarde foram cobradas ações imediatas para o andamento da estrada de acesso ao aeroporto, que pode causar atraso na inauguração do equipamento, marcada para 2 de abril de 2014.
No final do encontro, em conversa reservada, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini, recebeu um ultimato do ministro Moreira Franco. “Esse prazo para a inauguração do aeroporto não pode sofrer nenhum tipo de atraso”, avisou.
Após a apresentação do cronograma da obra pelo direção do Consórcio Inframérica, O marido da governadora, visivelmente contrariado, teve que explicar o porquê dos atrasos da estrada de acesso.
O pedido para a explicação veio do deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, que estava na primeira fila ao lado do ministro Moreira Franco.
“Infelizmente, a empresa que ganhou a licitação da obra, a Queiroz Galvão, pediu um realinhamento de valores ao Governo do Estado e tivemos que paralisar as obras, pois o Estado não concorda”, disse Carlos Augusto.
Rosado, que representou a governadora que está em Brasília para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e os demais governadores brasileiros, informou que amanhã (25), haverá uma reunião com a construtora na Governadoria para solucionar o impasse.
“Se não chegarmos a um acordo, determinaremos que a EIT Engenharia, que ficou na segunda colocação na licitação, assumirá a obra”, informou o secretário.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.