Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Final de semana pode ter pane seca de combustíveis em Natal

9 de novembro de 2012

Notícia do Blog do BG:

O final de semana pode ser de pane seca de combustíveis em Natal. A informação, passada em off por uma fonte de dentro de uma distribuidora, dá conta de que a base de Guamaré amanheceu o dia hoje com apenas 40 mil litros de gasolina. A quantidade parece grande, mas para abastecer a capital potiguar em apenas um dia, são necessário 500 mil litros.

Foto: fibrafort.wordpress.com

A fonte explicou ainda que agora a base de Gamaré já está zerada. Os 40 mil litros foram escoados na primeira metade do dia. A esperança está em 10 carretas que estão vindo do Pernambuco trazendo cerca de 500 mil litros, quantidade insuficiente para todo o final de semana. “O fato é que dificilmente não se encontrarão postos com falta de gasolina em Natal neste final de semana”, justificou, sem querer se identificar.

O Blog também confirmou com dois donos de postos  que já há postos em Natal nesse momento sem gasolina. E a base desta falta de gasolina está na entrega do combustível. O navio que deveria trazer a gasolina não aportou em Natal e só deve chegar ao porto entre segunda e terça-feira da próxima semana. “É preciso deixar claro que o pais é autossuficiente em produção de petróleo, mas super deficiente no refino. O petróleo é exportado p ser voltar refinado”, ressaltou.

Diesel S-50

O outro problema é o diesel  S-50, combustível exclusivo dos carros de grande porte mais novos.  O problema, explicou a fonte, é que o diesel não esta tendo produção suficiente para atender também o Rio Grande do Norte. È que além do aumento na compra desse veículo em Pernambuco, a prioridade é atender o mercado interno. O que vem para Natal são apenas as sobras e ultimamente está sobrando muito pouco.

A produção lá já está 100% adequada ao novo diesel. E para completar, boa parte do Diesel produzido está sendo destinado para as termoelétricas, que, devido a seca, estão sendo bem mais utilizadas. Há pouca água para movimentar as hidrelétricas.

“Refinaria Clara Camarão é um engodo”

A fonte esclareceu ao Blog do BG que a refinaria Clara Camarão, que poderia servir para refinar o petróleo transformando-o em gasolina é, na verdade, um grande engodo. Ele explicou que a nafta (petróleo bruto) encontrada em Guamaré é muito pobre e só dar p transformar em produtos químicos simples.

Para produzir gasolina é necessário importar a nafta de outros estados para misturar à nafta pobre potiguar.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.