Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Governo do Estado e UFRN firmarão parceria para o Parque Tecnológico

22 de fevereiro de 2013

Notícia publicada no caderno Economia do Novo Jornal:

O Governo do Estado firmará parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) para o Parque Tecnológico que deverá ser construído em área da instituição de ensino. A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (21) durante reunião entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, a reitora da Ufrn, Ângela Paiva, a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Maria Bernardete Cordeiro e o coordenador do projeto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo.

Vista aérea da Escola Agricola de Jundiaí. (Foto: www.geolocation.ws )

Vista aérea da Escola Agricola de Jundiaí. (Foto: www.geolocation.ws )

A ideia inicial é que o Parque seja construído próximo à Escola Agrícola de Jundiaí, unidade acadêmica da universidade especializada em ciências agrárias, e em contrapartida o empreendimento abrigue salas de aula, laboratórios de pesquisa e incubadora de empresas que darão apoio à base de formação dos estudantes da universidade.

O secretário Rogério Marinho destacou a importância da parceria do Governo com a UFRN para o fortalecimento da política de ciência, tecnologia e inovação do estado.”O Parque Tecnológico será um indutor do fortalecimento da pesquisa e da inovação no RN e garantirá um ambiente favorável para as empresas que estão se instalando no estado e têm necessidade de novas tecnologias, como por exemplo, as empresas de energias renováveis. O trabalho em parceria com a UFRN será um grande diferencial para o projeto”.

Previsto na Lei Estadual de Inovação (Lei nº 478/2012), sancionada no mês de dezembro pela governadora Rosalba Ciarlini, o conceito de Parque Tecnológico reúne – em um mesmo espaço – empresas, universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada.

Para a reitora Ângela Paiva, a parceria com o Governo do Estado “ampliará a atuação dos alunos e profissionais que poderão contribuir para o desenvolvimento sustentável do RN de uma maneira integrada entre instituição de ensino, governo e setor produtivo. Seremos parceiros e vamos trabalhar juntos”.

Os recursos para construção do Parque já estão assegurados e serão oriundos do financiamento do Governo do Estado junto ao Banco Mundial. Até o final de março, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico abrirá o processo licitatório para contratar uma empresa – em regime de consultoria – para elaborar o projeto de viabilidade técnica, econômica e financeira.

Participaram da reunião o vice-diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Gerbson Azevedo, o coordenador de planejamento da Escola Agrícola de Jundiái, João Inácio da Silva Filho, e a coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico da Sedec, Irani Santos.

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.