Hub da TAM – Grupo adia anúncio para 2016

8 de novembro de 2015
Comentaristas: Economia do RN Coluna do Barbosa Daniel Turíbio Planeta Terra SustentHabilidade Inovação e Empreendedorismo Cultura Livre Querido Focinho

avioes_na_pista_do_aeroporto_aluizio_alves._fc_2

09/11/2015 – LATAM adia o anúncio da sede do hub Nordeste

O Grupo LATAM informou que vai adiar o anúncio sobre qual capital sediará o primeiro hub (centro de conexões de voos) doméstico e internacional do Nordeste, previsto inicialmente para o fim deste ano.

A decisão se deve ao prazo de desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. Esse é um dos três fatores de decisão estabelecidos pela LATAM, que incluem paralelamente a experiência do cliente e a competitividade em custos, ambos, neste momento, igualmente em análise.

Segundo nota divulgada pela empresa, os aeroportos das três capitais concorrentes no processo – Fortaleza, Natal e Recife – estão discutindo adaptações técnicas para sediar o hub. O encaminhamento dessas discussões dependerá de um conjunto de avaliações, que envolve várias esferas governamentais e concessionários, para o aprofundamento dos requisitos que foram apresentados nos estudos técnicos realizados pelas consultorias Arup e Oxford Economics para a implementação de um hub no Nordeste.

“Assegurar a eficiência da infraestrutura aeroportuária, atrelada à experiência do cliente e à competitividade em custos é essencial para o projeto. Esses critérios precisam estar muito bem definidos e neste momento o cenário não oferece ainda as condições necessárias para esta tomada de decisão. Continuaremos a avaliar todos os requisitos essenciais da infraestrutura aeroportuária e da competitividade de custos”, comenta Claudia Sender, presidente da TAM S/A. “Seguimos confiantes no desenvolvimento do projeto, que trará grandes benefícios para o país e toda a região Nordeste”, finaliza.

17/AGO/2015 – Políticos e empresários voltam a discutir sobre o hub

Na manhã desta segunda-feira (17), acontece mais uma reunião entre políticos, empresários e pesquisadores potiguares para discutir sobre a atração do HUB da LATAM para o Rio Grande do Norte. O ministro do Turismo, Henrique Alves, acompanhado do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e do governador Robinson Faria, participam da reunião multissetorial na sede do Sebrae/RN.

Além das lideranças políticas, representantes do empresariado local, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e Município, estão presentes ao evento.

Segundo nota publicada no blog do Heitor Gregório, o Ministro do Turismo, Henrique Alves disse o que fez o Rio Grande do Norte entrar na briga pelo HUB da TAM. “O RN está mais próximo geograficamente da Europa, e temos uma excelente estrutura Aeroportuária com o nosso Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante”, explicou Henrique. Ele sugeriu que o Governo do Estado procure uma Parceria Público Privada (PPP), para garantir a construção do Acesso Sul ao Aeroporto Aluízio Alves, considerado importante para a decisão final.

Já o governador Robinson Faria (PSD)  garantiu que até o final do ano o acesso Norte ao Aeroporto Aluízio Alves estará entregue. “Apesar da grave crise financeira que atinge o RN, o acesso Norte ao Aeroporto estará concluído até o final do ano”.

 

Foto: Wagner Porpino

Foto: Wagner Porpino

10/AGO/2015 – Sede do hub em Natal é favorável, diz presidente da Inframerica

Para o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini, afirmou que o RN segue favorito para a instalação do hub: “Já somos reconhecidos como um dos melhores aeroportos em serviço, atendimento ao cliente e infraestrutura de referência, o que nos coloca numa posição favorável para receber o Hub da TAM”, afirmou em entrevista ao site Panrotas.

O executivo ainda comenta que a concessionária está trabalhando para trazer para Natal novas oportunidades, destinos e rotas para os passageiros, principalmente na área internacional. “Para 2016 teremos novidades no nosso sítio aeroportuário. Duas redes de hotel devem iniciar as obras em locais estratégicos próximo ao terminal”.

15/JUL/2015 – Mais uma visita de avaliação 

O consultor da Oxford Economics, Dan Levine, estará em Natal nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17) para reuniões com representantes do comitê formado por governo de estado, prefeituras e instituições potiguares . O executivo foi  contratado pela Latam para fazer um estudo sobre o potenciais econômicos dos três estados que concorrem à instalação do hub.

Segundo informações publicadas no Novo Jornal desta quarta-feira (15), os encontros abordarão três pontos centrais: o turismo, a infraestrutura aeroportuária, ponto esse já levantado em avaliação pela própria Latam, e os benefícios econômicos que a instalação do hub poderá proporcionar ao RN.

Além de receber a consultoria econômica, o Estado está abraçando outras frentes para apresentar os atrativos ao hub. Duas delas  são os incentivos fiscais e a produção local de querosene de aviação (QAV), pela Petrobrás. Outras propostas foram incluídas em uma lista de 15 itens que foi entregue a diretoria executiva da TAM e encabeçam uma campanha coordenada pelo governo estadual nas redes sociais.

03/JUL/2015 – RN surpreende positivamente

O Rio Grande do Norte caminha para conquistar do hub do grupo Latam, formada pela empresa TAM Linhas Aéreas e a chilena LAN Airlines. Na quinta-feira, 03 de julho, o Governo do Estado e representantes dos municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante, este último onde está localizado o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, se reuniram com os técnicos da Latam para discutir os incentivos para a instalação do centro de conexões aéreas no RN.  Segundo notícias publicadas pela Tribuna do Norte e Novo Jornal, o Governo do Estado apresentou o cronograma das obras do acesso ao aeroporto e as qualificações técnicas e estruturais do terminal.

Foto: Demis Roussos/Asscom

Foto: Demis Roussos/Asscom

A comissão da Latam visitou todas as dependências do aeroporto, incluindo áreas de embarque, desembarque, torre de controle e a própria pista de pouso e decolagem, com acompanhamento dos integrantes do governo estadual. O clima, segundo a imprensa local, é de otimismo, visto que o governo estadual destacou positivamente as primeiras impressões do grupo de técnicos durante a visita ao local.

E para impulsionar as qualificações do estado para receber o hub e mobilizar a sociedade potiguar, na mesma semana, foi divulgada a campanha “Estamos na luta para o RN decolar”, uma iniciativa dos gestores locais e que terá como foco as redes sociais, de acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

02/JUL/2015  – Avaliação dos Especialistas

O professor de logística do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio grande do Norte, Carlos Alberto Freire Medeiros, destacou em entrevista para a Tribuna do Norte que três fatores justificam a escolha de um aeroporto para sediar um hub: localização, clima e economia. Para ele, o RN estaria à frente dos estados que competem pelo hub nos dois primeiros fatores, acrescida, ainda, pela capacidade de expansão do aeroporto Aluízio Alves, o que garante a instalação de operadores de logística e transporte no entorno do terminal.

O início das operações do primeiro cargueiro no estado, o Lufthansa Cargo, no início de junho, foi uma mostra da capacidade do terminal. “A Lufthansa Cargo veio para Natal exportar, mas com uma carga que vai para Recife, pois lá não há capacidade de receber o cargueiro. Recife está completamente descartada, não há aérea de crescimento para os operadores logísticos”, acrescentou.

Já o aspecto econômico poderia pesar, pois há um fluxo exportador e turístico menor que Recife e Fortaleza. Entretanto, ressalta Medeiros, isso pouco influenciaria, pois o mercado consumidor das cargas transportadas não é local.  O professor defende que, embora a conexão com o porto de Natal seja importante, ela pode ser feita após a chegada do hub.

29/ABR/2015 – Início da disputa

No dia 29 de abril, o jornal Tribuna do Norte divulgou notícia informando que os dirigentes da TAM confirmaram ao Ministro do Turismo, Henrique Alves, que o Aeroporto Internacional de Natal é uma das alternativas que a companhia tem para sediar o seu futuro centro de conexões de vôos domésticos e internacionais. As duas outras alternativas são os aeroportos do Recife e de Fortaleza. Segundo a empresa, cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos serão criados na localidade escolhida e o investimento estimado é de US$ 1,5 bilhão.

“Fatores como competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada, serão determinantes para a concretização desse projeto”, acrescenta o comunicado enviado à imprensa. Segundo a TAM, o  hub vai resultar numa melhor distribuição das conexões, horários nas viagens entre Brasil e Europa e também aumentar a produtividade das aeronaves da empresa.

Então, foi dada a largada para a disputa entre as três capitais nordestinas, todas interessadas em sediar o Centro, para apresentarem a companhia as condições dos seus respectivos aeroportos e suas qualificações estruturais além de adequá-los à nova atividade. No RN, as diversas esferas governamentais, políticas e empresariado envolvidos, se reúnem com o objetivo de traças estratégias para fazer com que o estado potiguar sedie o hub.

Avião do tipo cargueiro pertencente a empresa Lufthansa cargo. (Foto: www.planespotters.net)

Avião do tipo cargueiro pertencente a empresa Lufthansa cargo. (Foto: www.planespotters.net)

19/ABR/2015 – Anúncio no Twitter

No dia 19 de abril de 2015, o governador Robinson Faria anunciou em seu twitter o início das tratativas junto a TAM Airlines para discutir o plano da empresa em implantar o hub no Nordeste. “Já entrei em contato com a presidente e o vice-presidente comercial da TAM Airlines, Cláudia Sender e Basílio Dias, para agendar reunião”, registrou Robinson, detalhando ainda que “a capital vencedora será beneficiada com voos diretos para diretos para países da América do Sul e Europa”.

Segundo informações divulgadas pela TAM, a disputa para implantação do empreendimento envolveria as cidades de Natal, Recife e Fortaleza, pólos de desenvolvimento no nordeste. A capital escolhida será anunciada até o fim do ano.

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Binance Account (editar) 13/01/2024 às 16:24
I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.info/ph/join?ref=W0BCQMF1
Neli Terra 03/08/2015 às 11:46
Teste: Quais as perspectivas concretas para a implementação do hub em Natal? O que dizem?
*Os comentários são de caráter pessoal e não representam a opinião do Riograndedonorte.net
Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.