IBGE prevê crescimento de 17,45% na safra de 2013 no RN

7 de junho de 2013

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (6) a estimativa da safra anual para 2013 no Rio Grande do Norte. De acordo com a estimativa, a área total plantada ou a colher é de 334.456 hectares, 17,45% maior que a área colhida em 2012, e 15,06% abaixo do registrado em abril. Em relação ao total da produção prevista para este ano, o valor é de 5.924.050 toneladas, sem considerar produções de abacaxi e coco. Esse valor é 19,85% maior que a safra obtida no ano passado e 7,61% menor que o apresentado em abril.

Foto: Tribuna do Norte

Foto: Tribuna do Norte

Os pesquisadores apontam as chuvas deste ano e a situação de seca de 2012 como principal elemento responsável pelos melhores resultados previstos para este ano. Mas, o relatório afirma que, apesar das chuvas que ocorreram entre os meses de abril e maio, as estimativas se mantém em queda, especialmente nas mesorregiões Oeste, Central e parte do Agreste potiguar, onde as chuvas devem cessar. Nas mesorregiões Leste e Litoral, as previsões são de boas chuvas nos próximos três meses.

Esta é a terceira estimativa para a safra civil deste ano. Nesse levantamento, as condições climáticas apontam para chuvas acima do registrado no ano passado, mas ainda abaixo do normal. Foram consideradas as lavouras temporárias e permanentes parte do Levantamento Sistemático da Produção agrícola (LSPA) no RN.
Participaram da pesquisa membros do IBGE, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.