Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Índice de inadimplentes aumenta no RN

22 de agosto de 2014

Saiu na Tribuna do Norte:

O crescimento da inadimplência também é  realidade no Rio Grande do Norte. Ao menos era esse o cenário até junho, mês analisado no levantamento mais recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre as dívidas nos estados. Os dados foram divulgados no final de julho.

No RN, o número de consumidores com contas em atraso alcançou o sexto maior crescimento do país: 7,29%, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice ficou acima da média nacional, de  4,39%, e foi o quarto mais alto do Nordeste, atrás dos identificados nos estados do Maranhão (9,40%), Sergipe (8,43%) e Ceará (8,13%). A quantidade de dívidas no RN também aumentou: 8,23%.

Não foi só no estado, porém, que a inadimplência subiu. O crescimento foi generalizado entre os estados. Na avaliação dos economistas do SPC Brasil, o resultado reforça a tendência de alta da inadimplência nacional. Eles previam que isso deveria se repetir ao longo do segundo semestre. Juros e inflação em alta ajudavam a explicar o aumento. “Essa tendência tem forte relação com o cenário de enfraquecimento da atividade econômica brasileira, apertada pela elevação da taxa de juros, alta da inflação e pelo menor crescimento da massa salarial”, explicou, à época da divulgação, a economista da instituição, Marcela Kawauti.

O parcelamento de compras de produtos como carros é uma das razões para a alta da inadimplência. (Foto: Junior Santos)

O parcelamento de compras de produtos como carros é uma das razões para a alta da inadimplência. (Foto: Junior Santos)



Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o fato de todas as unidades da federação apresentarem crescimento na quantidade de inadimplentes mostra que, independentemente das particularidades econômicas de cada região, a atividade do país como um todo está desacelerando em comparação com os anos anteriores.  

No mês de junho, Acre e  Roraima se destacaram como os estados em que houve a maior variação do número de consumidores inadimplentes. As altas foram de 10,58% e de 10,47%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.