Indústria de cimento irá investir R$ 250 milhões e gerar mais de mil empregos em Mossoró

25 de setembro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

Mais uma fábrica de cimento chega ao Rio Grande do Norte. A Cortesia, uma indústria de concreto de São Paulo, irá se instalar a 25 quilômetros de Mossoró, investindo R$ 250 milhões. A estimativa é que a geração de empregos em toda cadeia produtiva chegue aos 1,2 mil postos de trabalho.

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Silvio Torquato, comentou que a empresa foi atraída a se instalar no estado com o crescimento da indústria eólica no RN, além da abundância de matéria prima na região oeste.

“A empresa foi atraída pelo desenvolvimento de energia eólica. Ela já atua em alguns parques eólicos, fornecendo concreto e estudaram onde tinha mais matéria prima. Viram que é um estado de futuro”, declarou Torquato. A empresa ocupará um espaço de mil hectares onde o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) reconheceu a presença de calcário.

A Cortesia será constituída no Rio Grande do Norte em 30 dias, com a apresentação de documentos e trâmites burocráticos, e os empresários estão em busca de escritórios de contabilidade, projetistas, todos os setores de apoio para começar a instalar. “A previsão é que em janeiro de 2015 comece a construção da fábrica”, completou o secretário da Sedec.

Foto: www.paraibatotal.com.br

Foto: www.paraibatotal.com.br

O secretário ainda afirmou que o Porto de Natal ganhará com a implantação da indústria no RN, pois a produção será escoada para estados do Sul e Sudeste, como São Paulo e Santa Catarina.

“14% da produção de argamassa feita aqui no estado será levada pelo modal marítimo para São Paulo, Paraná, Santa Catarina. Foram feitas reuniões com operadores de logísticas que garantiram a viabilidade do transporte de carga pelo porto, porque pelo rodoviário encarece”, contou. Silvio detalhou que a carga será transportada de Mossoró até uma região da Grande Natal e o transporte para o Porto de Natal será feito entre às 22h até às 5h do dia seguinte.

“O Governo do Estado não concorda e informa aos empresários interessados a se instalar no Rio Grande do Norte essa medida. Pela segurança e pelas vias expressas, bastante movimentadas, o transporte só pode ser feito a noite”, completou.

De acordo com Silvio Torquato, a indústria terá os benefícios do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi), com a isenção de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo incentivo do Gás Natural (Progás), com a concessão de gás a preço reduzido.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.