(In)Segurança pública – Em apenas um dia, dois arrastões são registrados em Natal

10 de dezembro de 2015
Comentaristas: Economia do RN Coluna do Barbosa Discurso e Mídia Planeta Terra SustentHabilidade Inovação e Empreendedorismo Cultura Livre Querido Focinho

 

revolver

Foto: caririligado.com.br

10/DEZ/2015 – Ocorrência de dois arrastões em um único dia deixam natalenses temerosos 

A Policia Militar registrou a ocorrência de dois arrastões na noite desta quarta-feira (09) em Natal. A primeira aconteceu por volta das 19:30h em uma cafeteria no bairro de Ponta Negra, na zona Sul da cidade. Segundo a PM, os bandidos levaram dinheiro e pertences das vítimas, além de agredir uma funcionária do local. Ninguém foi preso.

Dois homens chegaram ao local em um veículo modelo Palio de cor branca. As vítimas relataram que eles estavam armados de revólver e pistola e já entraram no estabelecimento anunciando o assalto. De acordo com informações de funcionários do estabelecimento, no momento da ação, havia oito pessoas trabalhando e aproximadamente 20 clientes no momento da ação dos bandidos.

O segundo crime aconteceu por volta das 20h na avenida Hermes da Fonseca, bairro do Tirol. Populares que estavam na parada de ônibus em frente a uma das saídas do Shopping Midway Mall foram vítimas do arrastão. De acordo com informações da Polícia Militar, seis homens chegaram até o local em três motocicletas, três deles desceram dos veículos e praticaram o arrastão, levando os pertences das pessoas que estavam na parada. Os criminosos estavam armados.  A polícia não tinha informações sobre o paradeiro dos bandidos. A Base da PM que fica a 20 metros da parada estava fechada.

29/SET/2015 – Violência no fim de semana assusta natalenses

O último fim de semana mostrou números preocupantes sobre a violência na região da Grande Natal. Trinta e três casos de homicídios foram registrados entre sexta-feira (25) e domingo (27), com 23 mortes ocorrendo somente na madrugada do sábado para o domingo. Os dados são da Coordenadoria de Investigação Criminal da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e alardearam as autoridades do Estado, que convocaram entrevista coletiva para tratar do tema com a imprensa nesta segunda-feira (28).

A maioria dos homicídios, 14 deles, aconteceu na Zona Norte da capital. Em declaração para Tribuna do Norte, a secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, disse que esses casos podem ter relação com as prisões da operação ‘Citronela’, deflagrada na semana passada para combater o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A titular da Sesed afirmou ao portal G1 RN que brigas geradas pelo tráfico de drogas motivaram os crimes. “Semana passada foram realizadas operações para prender os maiores traficantes de estado. Mais de 30 prisões foram efetuadas nos maiores centros de comercialização de drogas do estado. Há naturalmente uma briga para assumir a liderança”, disse Kallina.

Durante reunião, o presidente do Conselho Estadual de Direito Humanos, Marcos Dionísio, sugeriu a criação de um conselho estadual de segurança publica como forma de ampliar as políticas voltadas para a área e, desta forma, diminuir a violência no estado.

Além de atribuir as mortes deste final de semana ao tráfico de entorpecentes, Kallina Leite ressaltou que este mesmo motivo direciona a maioria dos homicídios em geral.

Contudo, a hipótese está sendo investigada com cautela pelas autoridades responsáveis. O patrulhamento foi intensificado nos locais onde ocorreram os assassinatos e que os casos serão elucidados ao fim do inquérito policial.

Índices apontam queda da criminalidade

Segundo informações fornecidas pela Sesed e divulgadas no portal No Ar, no período de janeiro a setembro deste ano, 1314 pessoas foram assassinadas no RN. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de assassinatos teve uma queda de 9,59%, ou seja, 1.888 homicídios em 2014.

Em Natal, o número de mortes também caiu entre um ano e outro. Em 2015, foram 362 homicídios registrados, enquanto no ano de 2014 houve 429 casos. O número representa uma redução de aproximadamente 15% entre os dois períodos.

05/AGO/2015 – Melhor a multa ou o assalto?

Nas redes sociais, reclamações sobre multas por ultrapassar sinais vermelhos durante a madrugada mostram que os níveis de insegurança continuam altos em Natal.

Na imagem abaixo, retirada do Facebook, o autor da foto diz que preferiu arriscar a multa do que colocar a segurança da família em risco, já que as chances de ser assaltado naquela região da cidade de madrugada é bem alto.

Foto: reprodução/Facebook

Foto: reprodução/Facebook

 

22/JUL/2015 – Ronda Cidadã começa a atuar em Natal

Três bairros de Natal foram contemplados com a implantação do projeto “Ronda Cidadã”. Petrópolis, Areia Preta e Mãe Luiza agora contam com 112 policiais militares. Antes, a região que concentra esses bairros vizinhos, tinha 49 policiais militares.

São oito viaturas, uma van que servirá como base móvel, além de motocicletas para garantir a segurança das comunidades. O aumento do efetivo na área foi possível por meio de pagamento de diárias operacionais e reordenamento das escalas de serviço, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Viaturas do Ronda Cidadã. (Foto: divulgação/Governo do RN)

Viaturas do Ronda Cidadã. (Foto: divulgação/Governo do RN)

As equipes podem ser acionadas pelos moradores através do telefone que aparece no próprio veículo da PM. Os policiais vão circular em oito carros, três motos, uma base móvel e também farão o policiamento a pé ou de bicicleta.

06/JUL/2015 – Governador anuncia “Ronda Cidadã”

O governador Robinson Faria (PSD) anunciou a implantação do programa “Ronda Cidadã”. A proposta, que foi uma promessa de campanha do então candidato, pretende ampliar o policiamento ostensivo e garantir atendimento mais rápido às ocorrências.

Em entrevista ao programa Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, Robinson falou sobre a atual situação da segurança pública no estado. Segundo ele, houve redução de 15% nos crimes de homicídio durante os seis meses de sua gestão, porém ele ressaltou que não se sente seguro com a atual situação.

O programa Ronda Cidadã pretende reduzir a incidência de assaltos e arrastões no estado.

02/JUN/2015 – Justiça estuda alojar presos em contêineres

O mês de junho começou com polêmica na imprensa potiguar. O Rio Grande do Norte cogitou a adoção o uso de contêneires para custódia de presos. A ideia foi sugerida pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) ao governador Robinson Faria em reunião. O titular da pasta também afirmou a aquisição de tornozeleiras para monitoramento de apenados pelo Estado.

Para França, o uso da prisão-contêiner seria uma saída emergencial e prática para minimizar o caos do sistema prisional potiguar, colapsado desde março, quando diversas rebeliões resultaram na destruição total de 16 dos 33 presídios existentes no RN.

A proposta prevê a adaptação dos contêineres com sistema de refrigeração para abrigar os detentos. (Foto: ralgham.com)

A proposta prevê a adaptação dos contêineres com sistema de refrigeração para abrigar os detentos. (Foto: ralgham.com)

A proposta foi duramente criticada por órgãos como, por exemplo, a Comissão de Advogados Criminalistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN). Em entrevista para a Tribuna do Norte, o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, resumiu a ideia de Edilson França como “uma maluquice”.

O uso de prisão-contêiner foi adotada há poucos anos em estados como o Espírito Santo, Pará e Paraná. A medida foi considerada desumana pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Tribunal de Haia e Organização das Nações Unidas (ONU).

26/MAI/2015 – Motoristas protestam por segurança e três ônibus são assaltados em Natal

Três ônibus foram alvos de criminosos na capital potiguar na noite do dia 25 de maio. O primeiro assalto ocorreu em um veículo que faz a linha 105, da Via Sul, no bairro Alecrim. O segundo caso aconteceu na avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade, em um ônibus da linha 64. A terceira ocorrência aconteceu no bairro Igapó, quando o assaltante rendeu o motorista do transporte coletivo com uma faca.

Motoristas e cobradores fizeram paralisação e protesto denunciando a insegurança. (Foto: Junior Santos)

Motoristas e cobradores fizeram paralisação e protesto denunciando a insegurança. (Foto: Junior Santos)

Os três assaltos ocorridos na mesma noite aconteceram horas depois do protesto dos motoristas de ônibus organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro-RN). A categoria reivindicava por segurança e melhoria nas condições de trabalho.

Segundo números da Sesed divulgados pelo jornal Tribuna do Norte, no período de 1 de janeiro a 20 de maio de 2015, ocorreram 122 assaltos em ônibus na Grande Natal, contra 244 casos de assaltos ocorridos no mesmo período de 2014. O Sintro, por outro lado, afirma que ocorreram 202 assaltos até ontem.

26/MAR/2015 – Secretaria de segurança foi alertada sobre ataques e rebeliões

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) sabia, desde dezembro de 2014, sobre o risco da ocorrência de rebeliões no sistema prisional potiguar e de ataques ao patrimônio público e privado nas ruas de Natal.

Segundo informações divulgadas pela Tribuna do Norte, a comunicação foi encaminhada pelo Ministério Público Estadual (MPE/RN) à Secretaria no dia 9 de dezembro de 2014, logo após a coleta do depoimento de um dos presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que detalhou os planos das facções existentes no RN.

Ao longo do processo de transição entre os governos de Rosalba Ciarlini para o atual gestor do Executivo Estadual, Robinson Faria, a informação foi repassada à equipe nomeada pelo atual governador. De acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, os informes foram considerados ‘genéricos’ e como não foram informadas datas de possíveis ataques e rebeliões, ações mais efetivas não foram viabilizadas.

19/MAR/2015 – Presídios serão reestruturados

Os representantes do Governo do Estado apresentaram as primeiras ações de reestruturação do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte. Foi firmado um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Ministério Público de Contas para dar celeridade ao processo de contratação de empresas para reformar os presídios destruídos durante as rebeliões no estado.

Algumas unidades ficaram destruídas, segundo a titular da Sejuc. Na foto, uma cela de Alcaçuz após as rebeliões (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)

Algumas unidades ficaram destruídas, segundo a titular da Sejuc. Na foto, uma cela de Alcaçuz após as rebeliões (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)

Um chamamento público simplificado foi publicado para a contratação de empresas para realizar as obras de recuperação emergencial nas unidades prisionais de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Nísia Floresta e Nova Cruz.

18/MAR/2015 – Tropa da Força Nacional chega ao RN

Após os ataques a ônibus em Natal e Região Metropolitana e a série de motins que eclodiram nas principais unidades prisionais do RN, a cúpula da segurança pública estadual está sob alerta por tempo indeterminado.

Representantes de todos os segmentos da força de segurança organizaram um centro de monitoramento das unidades prisionais e um sistema de acompanhamento por meio das câmeras de vigilância instaladas na cidade.

No dia 18 de março, 215 homens da Força Nacional chegaram a Natal para o trabalho de reforço ao sistema prisional.  A tropa atuou nos principais presídios da região metropolitana da capital potiguar. Além dos militares, foram disponibilizados dois helicópteros e 25 viaturas.

17/MAR/2015 – Atentados a ônibus, calamidade no sistema prisional e população assustada

A noite do dia 16 de março foi de medo para a população natalense. Cinco ônibus e uma viatura da Polícia Militar foram incendiados.

Os atentados desencadearam o recolhimento da frota de ônibus e milhares de usuários tiveram dificuldades para voltar para casa. Além disso, o Governo do Estado decretou estado de calamidade nos presídios do RN diante da série de rebeliões ocorridas nas unidades prisionais em todo o estado.

FotorCreated

O sistema estadual de segurança acredita que os os atentados teriam sido ordenado pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Os incêndios podem ter relação com as recentes rebeliões das unidades prisionais do estado.

Em meio à crise, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Zaiden Heronildes, pediu para deixar o cargo, com apenas dois meses ocupando a função.  A delegada Kalina Leite, responsável pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), assumiu a vaga ocupando a titularidade das duas pastas.

13/MAR/2015 – Agentes penitenciários temem novas rebeliões

A situação não esteve nada fácil para os agentes penitenciários do estado. O Governo do RN decidiu atender a um pedido dos presidiários e afastar a diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá Simas. Os agentes temem uma ação criminosa em massa nos presídios.

A decisão foi tomada em reunião motivada por uma série de rebeliões em unidades prisionais da Grande Natal. Segundo informações divulgadas pelo portal BO, além de Dinorá, o diretor do Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, também foi exonerado. Os presos já reivindicavam a saída de Dinorá Simas.

A atitude tomada pela esfera estadual preocupou o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN). A entidade publicou nota dizendo que a decisão do governo em atender ao pedido dos presos pode abrir um precedente e comprometer a segurança nas unidades prisionais.

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Carlos Barbosa 29/09/2015 às 20:20
O problema da violência é um problema social. Os governos deveriam investir mais em educação para tirar adolescentes da rua, que muitas vezes por falta de oportunidade acabam se envolvendo com o tráfico de drogas. Assim como a saúde, a educação e a própria segurança pública precisa de mais investimentos. A violência só se combate com medidas preventivas. No caso da segurança, medidas ...mais...
Bruno Oliveira (editar) 07/08/2015 às 08:58
É mais fácil para o estado receber o dinheiro da multa do infrator de trânsito do que coibir a ação do bandido.
Neli Terra 06/08/2015 às 23:30
Tem razão, Magna. São vários os riscos envolvidos nesse cenário. Certamente a isenção da multa ao passar em sinal fechado durante a madrugada se justifica, mas o ideal seria poder contar com um aparato de segurança nas ruas suficiente para coibir a criminalidade, bem como um sistema prisional que garantisse a permanência dos criminosos na cadeia pelo prazo previsto pela lei. Faltam inve ...mais...
Magna Costa 06/08/2015 às 17:00
Ultrapassar os sinais vermelhos, não só penaliza o cidadão com multa, como também o expõe a riscos de causar acidentes de trânsito, implicando no bem maior que é a vida. Esta mesma vida que está sob risco, nas ocasiões de assalto. Além do estado falhar na garantia da segurança a vida, impige o indíviduo ao desacato da lei de trânsito, o faz pagar por isso, e ao risco de vida em acid ...mais...
*Os comentários são de caráter pessoal e não representam a opinião do Riograndedonorte.net
Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.