Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Maior barragem do RN volta a encher após trégua da seca

14 de maio de 2014

Notícia publicada no portal G1 RN:

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na cidade de Assu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, voltou a aumentar o nível com as chuvas que caíram nos últimos meses. Na situação atual, mesmo estando abaixo dos 50% de capacidade, o maior reservatório do estado já consegue garantir o abastecimento dos 35 municípios que dependem dele por mais sete meses.

De acordo com matéria exibida pela Inter TV Cabugi nesta terça-feira (13), a barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu, em março deste ano, o menor nível desde a construção, em 1983, chegando a 32% da capacidade total. Mas, aos poucos, vai ganhando volume e aliviando a preocupação dos agricultores da região do Vale do Açu.

 

Foto: ivanildodopt.blogspot.com

Foto: ivanildodopt.blogspot.com

O reservatório hoje está com o volume de 1 bilhão e 58 bilhões de metros cúbicos – o que representa pouco mais de 44% do que pode comportar, que são 2,4 bilhões de metros cúbicos.

“A gente vem sentindo um inverno bom para o plantio, bom para o pasto. Agora ainda é um pouco insuficiente para a questão de armazenamento de água”, afirmou Francisco de Assis da Silva, vice-presidente da representação dos trabalhadores rurais de Assu.

Clique aqui para ver a publicação original

Fotógrafo potiguar registra sangria da barragem de São Tomé, RN

Saiu no portal G1 RN:

O fotógrafo potiguar Canindé Soares registrou, neste último final de semana, imagens que mostram a sangria da barragem da fazenda Alto do Céu, localizada na entrada do município de São Tomé, na região Agreste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre o sábado e o domingo choveu mais de 100 milímetros na região. Segundo moradores da região, há mais de três anos a barragem não transbordava. “Foi uma chuva muito forte e concentrada. Em pouco mais de quatro horas encheu a barragem, que estava seca na manhã do sábado”, relatou Canindé.

Barragem fica na entrada da cidade de São Tomé, na região Agreste potiguar (Foto: Canindé Soares/G1)

Barragem fica na entrada da cidade de São Tomé, na região Agreste potiguar (Foto: Canindé Soares/G1)

São Tomé recebe água da adutora Monsenhor Exedito, que tem como fonte a lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, a 35 quilômetros de Natal.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.