Aneel autorizou, no final de março e no início de abril, a entrada em operação comercial de 19 parques eólicos já conectados à rede nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.
No Rio Grande do Norte, a Desa foi autorizada a operar os parques Morro dos Ventos I, III, IV, VI e XI, que têm uma capacidade total da 145,2MW.
Na mesma região, a CPFL Renováveis foi liberada a operar 118 MW do complexo Santa Clara. A capacidade total seria de 188M, mas algumas unidades geradoras não foram liberadas pela Aneel.
Estes parques devem começar a fornecer eletricidade imediatamente já estão conectadas à subestação João Câmara II, que foi energizada pela Chesf no final de fevereiro.
No Ceará, o grupo formado pelo fundo Infraesturtura BB Votorantim e a Enerplan vão começar a operar os parques Faísa I, de 29,4MW, Faísa III e IV, de 25,2MW cada.
A Tractebel Brasil, controlada pela GDF Suez, foi autorizada a iniciar as operações comerciais do parque Mundaú de 30MW.
Também no Ceará, a MS Participações teve autorização para Embuaca de 27,3MW.
Estes parques etão conectados à SE Pecém II.
No mesmo estado, a Queiroz Galvão deu início a Icaraí I de 27,3MW e Icaraí II de 37,8MW, ambos ligados à rede pela SE Sobral II.
Destes 19 parques, 18 venderam energia no Leilão de Reserva de 2009. A exceção é o parque Mundaú que vendeu energia à Eletrobrás por meio do Proinfa.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.