Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Mais da metade da população de Natal está com excesso de peso

28 de agosto de 2013

Notícia publicada no portal G1 RN:

A capital potiguar tem mais da metade da população com excesso de peso. É o que aponta a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde.  A frequência de de excesso de peso na população da capital potiguar passou de 43,3%, em 2006, para 52,2%. No quesito obesidade, o índice passou de 13,1% para 21,1% em Natal.

De acordo com a pesquisa, o aumento ocorre tanto em homens quanto mulheres. Na capital do Rio Grande do Norte, o percentual de homens obesos subiu de 16% para 19,9% e com excesso de peso de 50,6% para 54,9%. Entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10,3% para 22,3% e de excesso de peso de 36,1% para 50%.

Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte da população de Natal, conforme explica o ministério. Apenas 22,8% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.

Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 26,9% da população da cidade não dispensam a carne gordurosa e 44% consomem leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis – 12% dos natalenses tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana.

A pesquisa revela também que 35% da população da capital potiguar praticam de atividade física no tempo livre ou no lazer. Os homens (39,3%) são mais ativos que as mulheres (31,3%).

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.