Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Mais de mil cisternas são instaladas na região oeste

29 de abril de 2013

Notícia publicada no Portal Nominuto.com:

A governadora Rosalba Ciarlini participou das comemorações pela construção de 1308 cisternas dedicadas à região Oeste do estado. A solenidade fez parte da missa de ação de graças e foi realizada na Capela de São Pedro, no sítio Cidade, em São Miguel.

Os equipamentos fazem parte do Programa Cisternas, do Ministério Social e Combate à Fome, em parceria com o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

As cisternas captam e armazenam a água da chuva. (Foto: jangadeiroonline.com.br)

As cisternas captam e armazenam a água da chuva. (Foto: jangadeiroonline.com.br)

O programa de cisternas é o maior já implementado no Rio Grande do Norte e é executado em parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social-Sethas, com investimentos de R$ 4,7 milhões. No total, o programa prevê, até o final de junho, a construção de 3.100 reservatórios de alvenaria em 47 municípios potiguares.

Além de São Miguel, foram contemplados pelo programa os municípios de Venha Ver (103 reservatórios), Coronel João Pessoa (67), Doutor Severiano (130), Itaú (56), Rodolfo Fernandes (56), Portalegre (138), Riacho da Cruz (21), Taboleiro Grande (22), Água Nova (51)¸ Riacho de Santana (52), Marcelino Vieira (62), Paraná (60) e Luís Gomes (189).

Para a população, a governadora Rosalba Ciarlni lembrou as ações que o Governo vêm realizando, incluindo o programa para a construção de 15 mil cisternas em todo o estado, o andamento da licitação da adutora de Santa Cruz, que beneficiará 26 cidades do Oeste potiguar, a instalação de equipamentos em 1.100 poços e a assinatura do convênio para a barragem de Oiticica.

“Vamos fazer as barragens de Pedra Branca, Poço de Varas, a barragem de Lajes, além da construção de mais poços, cisternas e mais adutoras. Temos ainda as três mil barragens subterrâneas, das quais mil já estão sendo construídas. O RN será outro e nunca mais sofreremos com os efeitos da seca e estiagem”, adiantou.

Além da governadora participaram da solenidade os secretários da Semarh, Leonardo Rêgo e da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro; padre Ivanoff Medeiros, da diocese de Caicó e representante do Seapac; Igo da Costa Arsky, coordenador Geral do acesso à água da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar Nutricional do MDS; o prefeito de São Miguel, Dario Vieira, prefeitos de cidades vizinhas e vereadores de São Miguel.

Convênio

Em outro convênio do MDS com o Governo do RN, através da Sethas, serão investidos R$ 33,8 milhões para a construção de 2 mil cisternas de placa, 5.100 de calçadão,  de 56 mil litros, 250 tanques de produção, dedicados para criação de animais e produção de alimentos, e 120 cisternas em escolas. Ao todo, 62 municípios serão contemplados.

Clique aqui para ver a publicação original

RN insiste em cisternas de alvenaria

Notícia do blog do jornalista Roberto Guedes:

Entre a picaretagem do ministério da Integração Nacional e a filosofia de vida oferecida pela Articulação do Semi Árido (Asa), o governo do Rio Grande do Norte mostrou neste fim de semana que integra a segunda corrente, construindo e inaugurando, em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), da Diocese de Caicó, 1.308 cisternas de alvenaria.

Há três semanas, quando eclodiu a Operação Máscara Negra, o ministério público de São Paulo cumpriu mandado de busca e apreensão numa fábrica de fardamentos e mochilas situada no bairro da Mooca, em São Paulo, que fabricaria e venderia uma fortuna em cisternas de polipropileno para armazenar água nas residências nordestinas situadas no “Polígono das Secas”.
Técnicos ligados ao Seapac no Rio Grande do Norte mostraram a este blog que a opção pelas de alvenaria respeita uma linha de pensamento que vem do legendário padre Cícero Romão Batista. Ele, Dom Helder Câmara e o monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, todos já falecidos, sempre recomendaram cisternas de alvenaria e construídas pelos seus usuários, para que durante a obra em si eles já se fossem apegando ao reservatório como a parte mais importante de suas residências.
Quatro vezes mais caras do que as de alvenaria, se e quando fossem fabricadas aqui no Estado, as cisternas de plástico foram empurradas no Nordeste pelo ministro da Integração, engenheiro Fernando Bezerra Coelho, a pretexto de beneficiar um irmão que as fabricaria em Petrolina, Pernambuco, o ancestral reduto político da família. A tramóia terminaria em cisternas, digamos assim, de pano.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.