Querido Focinho

Neli Terra é jornalista dos setores jurídico e energético (renováveis, O&G), apresentadora e diretora de TV, mãe, madrasta, esposa, filha, irmã. Gaúcha. Movida por desafios.Andarilha por natureza. Apaixonada pelos animais, sonha com um mundo onde todos convivam com respeito e harmonia.

Mau funcionamento do sistema prisional de Natal em debate

26 de abril de 2012

As condições do sistema prisional no município de Natal foi tema de uma audiência pública nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Natal. A proposição foi da vereadora Sargento Regina (PDT).

Durante a reunião, Sargento Regina expôs dados sobre o mau funcionamento das delegacias e presídios provisórios da capital, colhidas em visitas feitas pela vereadora.  A vereadora ressaltou que as instalações são precárias no que diz respeito às acomodações dos detentos, condições de trabalho para os policiais e estrutura necessária para impedir fugas.

A proposição do debate foi feita pela vereadora Sargento Regina

A proposição do debate foi feita pela vereadora Sargento Regina

Sargento Regina ressaltou que, apesar da segurança pública ser de responsabilidade do Governo do Estado, o debate é válido. “Essa Casa não pode fechar os olhos para essa situação. É preciso provocar a discussão, tanto para que a população tome consciência da gravidade do problema, como para chamar a atenção as autoridades competentes”, ressaltou.

O debate contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), da Associação de Subtenentes e Soldados da PM, do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e do comando da PM.

Agentes penitenciários fazem nova paralisação neste fim de semana

Durante uma assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 25, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram que não é momento de se deflagrar uma greve. A categoria estava cogitando cruzar os braços definitivamente, em virtude da falta de compromisso por parte do Governo do Estado para com a pauta de reivindicações.
Apesar disso, os agentes optaram por realizar uma nova paralisação de advertência no próximo fim de semana, nos dias 28 e 29, assim como feito no fim de semana passado. Durante esse período é a realizada a operação padrão, diminuindo-se o atendimento, por exemplo, aos presos e, inclusive, sendo suspensa a revista em alimentos.

Categoria alega falta de compromisso por parte do Governo do Estado para com a pauta de reivindicações.

Categoria alega falta de compromisso por parte do Governo do Estado para com a pauta de reivindicações.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), Vilma Batista, explicou que o Sistema Penitenciário não aguentaria uma greve definitiva. “Caso fizéssemos isso, o sistema carcerário iria abaixo, pois até mesmo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania está sem comando”, destaca.

Vilma Batista completa afirmando que o desejo dos agentes penitenciários não é promover o caos nos presídios e cadeias. “O que a gente quer é que Governo receba nossa categoria e nos apresente um posicionamento e uma ação concreta. Esperamos que eles se sensibilizem e evitem esse desgaste para a categoria, para a população carcerária e também para a sociedade”.

No início deste ano, o Sindicato dos Agentes Penitenciários apresentou 11 pautas, que passam pela melhoria no sistema carcerário como também pelo reajuste salarial. No entanto, o Governo do RN nem mesmo se comprometeu em receber a categoria para apresentar uma previsão para o cumprimento de alguns desses pontos.

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.