Educação e poder público interligados na grande rede

10 de agosto de 2015
Comentaristas: Economia do RN Coluna do Barbosa Discurso e Mídia SustentHabilidade Cultura Livre Querido Focinho

Foto: ticsunb.blogspot.com

Foto: ticsunb.blogspot.com

11/AGO/2015 – Banda larga para mais cidades do interior

Nos últimos três anos, a inclusão digital no Brasil aumentou em cerca de 80%, segundo o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões, em sua palestra no seminário Motores do Desenvolvimento. Entretanto, no Rio Grande do Norte, ainda é preciso que se garanta internet de qualidade em áreas longe da capital. Simões acredita que pelo menos mais seis municípios do Estado recebam internet de banda larga.

Os municípios de Assu, Mossoró, Apodi, Caicó, Nova Cruz e João Câmara que possuem mais de 46 escolas, serão incluídos no projeto de ampliação de infovia de fibra ótica, pela necessidade de melhoria no ensino. Mais cinco municípios (Ceará-Mirim, Parnamirim, Natal, Macaiba e São Gonçalo do Amarante) aparecem no mapa e estão em fase de implantação da rede GigaMetrópole, que pretende interligar, além de instituições federais de ensino e pesquisa, cerca de 350 escolas até 2016.

O conceito de internet de qualidade é entendido como a capacidade de 100Mbps nas cidades do interior e 1Gbps na capital.

Infográfico: Tribuna do Norte

Infográfico: Tribuna do Norte

10/AGO/2015 – Investimento na formação de jovens

O diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), professor Ivonildo Rêgo, apresentou durante sua palestra toda a estrutura direcionada para a tecnologia da informação proporcionada pelo IMD, e também os importantes projetos desenvolvidos pela instituição como a rede Giga Natal que visa criar uma rede de fibra ótica nas cidades da Região Metropolitana e colocá-la à disposição de todos os serviços públicos locais. Segundo ele, o investimento nesse projeto é de R$ 20 milhões.

Além desse programa, o novo fruto do Metrópole Digital é o Talento Metrópole. A ação é voltada para jovens superdotados ou com altas habilidades em tecnologia da informação. Até agora, o programa selecionou nove jovens entre 300 candidatos que terão acompanhamento especializado para desenvolvimento de sua capacidade.

10/AGO/2015 – Educação e poder público interligados em uma grande rede

Dando prosseguimento a rodada de palestras do seminário “Motores do Desenvolvimento do RN”, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, falou sobre as ações dentro da universidade na área de tecnologia e elegeu uma prioridade para o setor no estado a elaboração de projeto para interligar áreas de ensino e Poder Público do Rio Grande do Norte através de rede.

A reitoria destacou que já está em funcionamento a Rede Giga Natal, que faz a interligação de  instituições de ensino e unidades dos governos municipal e estadual, e está em andamento projeto Giga Metrópole, que pretende implantar a rede região metropolitana de Natal.

Para Ângela Paiva, o Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que ainda não possui uma infraestrutura completa de infovias. Para mudar esse cenário, a reitora propôs a união entre Governo Federal, Estadual e UFRN para discutir ações que possam viabilizar a interligação completa do estado. “Proponho que, ao fim desse seminário, façamos a formalização de um grupo de parceiros comprometidos com a agenda de atualização do diagnóstico e com a elaboração do Projeto Giga para o Rio Grande do Norte”, convocou.

10/AGO/2015 – Aldo Rebelo: investimentos em infovias

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, foi um dos palestrantes do seminário Motores do Desenvolvimento. Para ele, o Brasil está atrasado na área, mas está a frente dos demais países para recuperar o tempo perdido.

Aldo Rebelo falou sobre a importância de investimentos na área de tecnologia no país. Ele ressaltou que o Brasil está crescendo duas vezes mais do que o restante do mundo e falou sobre o papel do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento de novas tecnologias e infraestrutura nos estados.

Para o RN, Rebelo anunciou que o ministério vai colaborar para o desenvolvimento de infovias no estado e ressaltou a importância da instalação de uma rede interligando instituições governamentais e de ensino de Mossoró à região metropolitana de Natal, através do Projeto Giga – a rede experimental de alta velocidade.

10/AGO/2015 – Tecnologia e informação para o desenvolvimento

Começou nesta segunda-feira (10) em Natal mais uma edição do seminário “Motores do Desenvolvimento do RN”. Com o tema “UFRN: Tecnologia da Informação Acelerando o Desenvolvimento”, o encontro conta com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia e inovação, Aldo Rebelo, que palestrou sobre a importância e trabalho desenvolvido pelo MCTI no país.

Estudos e importância da tecnologia da informação no desenvolvimento econômico do país serão tema de seminário. (Foto: Cledivânia Pereira)

Estudos e importância da tecnologia da informação no desenvolvimento econômico do país serão tema de seminário. (Foto: Cledivânia Pereira)

O evento também traz também a participação do diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões; o diretor de Sistema da UFRN, Gibeon Soares de Aquino; e o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo. A ideia é promover o debate sobre a importância da pesquisa como motor do desenvolvimento e a necessidade da tecnologia da informação para otimizar o sistema produtivo.

Realizado desde 2008, o Motores do Desenvolvimento do RN está em sua 24ª edição e já abordou assuntos como ideias sustentáveis para a indústria; educação básica e profissional; inovação e tecnologia; potencialidades da indústria potiguar; internacionalização, as oportunidades do novo aeroporto do estado, pesca e carcinicultura.

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Tài khon binance (editar) 29/04/2024 às 10:03
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Magna Costa 14/08/2015 às 16:37
Princípio básico, um país com educação,é um país desenvolvido. Estamos avançando neste processo das infovias nos estados brasileiros em sua totalidade. A telemática está sendo um divisor de eras na educação, a velocidade no domínio do conhecimento, tem sido sem dúvida um dos maiores indicadores, no desenvolvimento educacional do Brasil.
Jean-Paul 12/08/2015 às 13:12
A imprensa de Gutemberg revolucionou o ensino, a informação e os registros históricos. Agora, está em curso outra revolução do mesmo naipe: e ela elimina a escrita manual ou mesmo mecânica. Na Finlândia, aprender a escrever (manualmente) já é matéria facultativa. Nossos filhos e netos já irão comandar smartphones (ou sucessores) pela força do pensamento. Como se preparar para ...mais...
Bruno Oliveira (editar) 11/08/2015 às 16:52
Nada mais justo que o Estado forneça as condições estruturais, especialmente às escolas, para o acesso banda larga de qualidade. No Brasil, existe uma entidade chamada Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) que inclusive é presidida por um potiguar, que tem um papel importante neste cenário, pois o acesso no interior do país passa por provedores de i ...mais...
*Os comentários são de caráter pessoal e não representam a opinião do Riograndedonorte.net
Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.