Município do RN é o 5º na lista dos maiores deslocamentos diários para o trabalho

14 de maio de 2012

Reportagem do Valor Econômico mostra que demorar mais de duas horas para chegar ao trabalho deixou de ser rotina exclusiva das grandes cidades, como os moradores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A conclusão consta dos resultados da Amostra do Censo 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Pela primeira vez, o instituto investigou o tempo de deslocamento diário dos habitantes que se dirigem ao trabalho e retornam para casa no mesmo dia, que eram 61.589.232 pessoas em 2010.Desse total, 1,77% demoravam mais de duras horas para chegar ao trabalho, totalizando mais de 1,093 milhão de pessoas. No recorte por regiões metropolitanas, as de Rio de Janeiro e São Paulo registraram resultados bem acima da média nacional. Nessas áreas, 5,5% e 5,32% do pessoal ocupado no mercado de trabalho, respectivamente, se encaixavam nesta categoria.

Além do corte por regiões metropolitanas, o IBGE fez um ranking dos municípios brasileiros no qual o deslocamento ao trabalho exige maior tempo – localidades onde um maior percentual dos trabalhadores leva mais de duas horas para chegar. As  cinco primeiras cidades são, em ordem de colocação:  Japeri (RJ), onde  20,63% dos trabalhadores demoram mais de duas horas no deslocamento diário para o trabalho. A segunda posição é de Itapecerica da Serra (SP) (14,70%), seguida por Aveiro (PA) (14,23%), Queimados (RJ) (13,55%) e Caiçara do Norte (RN) (13,22%).

Fonte: Censo 2010 - IBGE

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.