Querido Focinho

Neli Terra é jornalista dos setores jurídico e energético (renováveis, O&G), apresentadora e diretora de TV, mãe, madrasta, esposa, filha, irmã. Gaúcha. Movida por desafios.Andarilha por natureza. Apaixonada pelos animais, sonha com um mundo onde todos convivam com respeito e harmonia.

Natal – lixo e sujeira se acumulam próximo à Praia do Meio

3 de maio de 2012

O abandono do bairro de Mãe Luiza, zona leste de Natal, vem sendo assunto recorrente na capital. Na manhã de ontem, a comunidade se reuniu próximo a um dos vários pontos de lixo espalhados pelo bairro para promover uma mobilização em alerta à sociedade e poder público sobre os problemas enfrentados diariamente pelos moradores. Segundo o morador Sérgio Coco, desde o início da atual gestão municipal, “o descaso é completo, com esgotos a céu aberto, coleta de lixo irregular e água suja pelas ruas, pondo em risco a saúde da população”.

O morador relata ainda que o acesso da comunidade à praia vem sendo fechado pelas grandes empreiteiras, “que constroem prédios na orla e ainda despejam seu lixo nas ruas da comunidade que ficam ao fundo”, disse. Os moradores informaram ao Diário de Natal que, caso o lixo não seja retirado das ruas, na manhã de hoje a comunidade buscaria meios próprios de coletá-lo, que seria levado para a frente da Prefeitura em um caminhão “como forma de protesto ao descaso do poder público com Mãe Luiza”.

Os principais problemas constatados pela reportagem estão na rua Guanabara, com quatro pontos de acumulo de lixo, água servida sendo despejada a céu aberto e o mau cheiro é intenso. Moradora da rua há 47 anos, Marcia Maria do Nascimento conta que a o problema piora quando chove, pois a água servida da rua invade sua casa. A população tem tentado minimizar o problema fazendo barreiras com pedras e placas de concreto, mas o mau cheiro que invade as casas e a sujeira espalhada pelas ruas do bairro comprometem a saúde de adultos e, principalmente, crianças que vivem no local.

CAERN

Márcia do Nascimento mostra boletim de ocorrência feito junto a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), datado de 23 de abril deste ano, relatando os problemas na rua Guanabara. Contudo, desde então, não teve retorno da companhia e nenhuma ação foi tomada. O Diário de Natal entrou em contato com a Caern, mas a companhia optou por não prestar esclarecimentos por telefone e se comprometeu em enviar nota oficial sobre o caso, mas até o fechamento da matéria nenhum posicionamento foi passado.

Dengue

Uma agente de combate à dengue que optou por não ser identificada disse que, de março para abril, “os casos de dengue se multiplicaram no bairro”, devido à sujeira, lixo e água acumulados nas ruas. Morador do bairro e membro do conselho comunitário de Mãe Luiza, Francisco Gomes diz que a situação é de completo caos e que, apesar das tentativas dos moradores de buscar soluções junto aos órgãos competentes, “nada é feito”. Ele diz que a prefeitura apenas maqueia alguns problemas quando a comunidade realiza manifestações, mas os problemas não são sanados.

Caso o problema não seja solucionado, comunidade diz que levará todo o lixo para frente da Prefeitura de Natal. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.