Natal recebe um dos eventos mais importantes de produção cultural do país

3 de setembro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

De 3 a 6 de setembro, Natal vai sediar o 4º Encontro Nacional de Produção Cultural, o Enprocult, um dos mais importantes eventos sobre a profissão do produtor cultural do Brasil. Sob a coordenação do Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Ministério da Cultura (Minc) e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento reunirá diferentes profissionais, gestores, estudiosos e estudantes da Cultura em torno de mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos, mostras artísticas e vivências culturais.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 02 de setembro, pelo site www.enprocult.com.br. O valor da inscrição é de R$25,00. A inscrição nas oficinas é presencial de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h, na Coordenação de Extensão do Campus ou, se ainda restarem vagas, no local e dia da oficina. O valor da inscrição é de R$25,00. As apresentações artísticas do evento serão gratuitas e abertas ao público. “Interface entre o Produtor Cultural, as Linguagens Artísticas, a Política Cultural e o Mercado de Trabalho”: em torno desse tema acontecem as discussões políticas, educacionais e organizacionais sobre a profissão do produtor cultural no Brasil. São três mesas redondas com importantes nomes do mercado cultural e da academia, seis oficinas, vinte e quatro trabalhos acadêmicos a serem apresentados e uma mostra artística com 30 bandas e grupos artísticos da cultura popular.

As duas primeiras edições do Enprocult foram realizadas na capital fluminense, pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A terceira edição foi em Salvador, com organização da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Neste ano, a coordenação do evento fica por conta de alunos, professores e técnicos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural do IFRN. “É muito importante essa circulação e interação de produtores culturais, estudantes de Produção Cultural e professores de vários estados. Esta edição daqui de Natal foi bastante esperada por todo mundo, e preciso destacar o esforço fundamental dos nossos alunos na produção do evento para que tudo saia da melhor forma possível. É um momento para debatermos e socializarmos dificuldades, compartilharmos coisas legais entre aqueles que estudam, produzem, promovem e gerem cultura no nosso país”, pontuou Mary Land Brito, coordenadora do curso de Produção Cultural do IFRN.

Foto: www.producaocultural.org.br

Foto: www.producaocultural.org.br

São esperados cerca de 250 participantes, entre artistas, produtores, estudantes e estudiosos da área de Produção Cultural, não só do Rio Grande do Norte, mas vindos de outros estados, como Paraíba, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A graduanda em Produção Cultural do IFRN, Ianne Freire, que integra a comissão do evento ao lado de outros quinze estudantes do curso, sintetiza a importância da experiência: “Esse encontro é uma oportunidade de fazer parte de um processo em construção. Atuar na organização e produção do Enprocult, que pode definir a profissão do produtor cultural, é fazer parte dessa história.”

A 4º edição do Enprocult é realizado pelo IFRN, pelo Minc e pelo MEC, com o apoio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), da RN Criativo Incubadora, do Sesc e da Fecomércio.

As atividades se dividirão entre o Campus Natal Cidade Alta do IFRN, localizado na Avenida Rio Branco, Nº 743, no Espaço Cultural Rui Pereira, ao lado do Campus e no Sesc Cidade Alta, localizado na R. Cel. Bezerra, Nº 33, todos no bairro da Cidade Alta. Confira alguns detalhes da programação a seguir e acesse sua versão sua versão completa no site http://www.enprocult.com.br

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.