Natal sedia o maior torneio escolar das Américas

30 de novembro de 2012

Notícia publicada no caderno cidades da Jornal de Hoje:

Às vésperas de sediar um dos maiores eventos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol da FIFA, Natal passa, nos próximos dias por um grande teste ao sediar o maior torneio escolar das Américas.  A 18ª edição dos Jogos Sul- Americanos Escolares deverá reunir, em Natal, até o dia 6 de dezembro, cerca de 2.500 atletas, de 11 nacionalidades. A abertura dos jogos será realizada nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, no ginásio do Campus Universitário. Os Jogos Sul-Americanos é uma realização da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e do Governo da Paraíba.

Secretário nacional de esporte, Afonso Barbosa está em Natal para prestigiar a abertura dos Jogos. (Foto: Divulgação)

Hoje pela manhã na sede da Secretaria, o titular do Esporte e do Lazer estadual, Joacy Bastos, o secretário de Comunicação, Alexandre Mulatinho e o secretário Nacional do Esporte Educacional, Afonso Bezerra apresentaram à imprensa os Jogos Sul-Americanos Escolares.

Durante uma semana, atletas de 12 a 14 anos, competirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol e futebol de salão. Nos esportes individuais, em atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presente atletas da Argentina, Uruguai, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru. A estimativa é que durante os jogos, o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de R$ 8 milhões.

Para atender ao grande número de visitantes e esportistas em Natal, 55 ônibus foram disponibilizados pelo Governo do Estado para permitir o deslocamento das delegações dos hotéis até os locais de jogos.  Os jogos terão entrada gratuita e como os aparelhos esportivos do Estado, como o Ginásio Silvio Pedroza, o Palácio dos Esportes e o CAIC estão sucateados, os jogos serão disputados nos ginásios dos colégios particulares, como o Marista, Maria Auxiliadora, Neves, Doméstica, Henrique Castriciano e Contemporâneo, além da AABB e do SESI. As provas de atletismo serão realizadas em João Pessoa (PB), já que o RN não dispõe de pistas com padrões internacionais.

O secretário Nacional do Esporte Educacional, do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa espera que os jogos que serão realizados em Natal sejam um ponto marcante na vida desportiva do Rio Grande do Norte e do Brasil. “Os Jogos Sul-Americanos tem uma grande importância por conseguir aproximar países vizinhos numa só competição e aqui em Natal, os jogos tem tudo para ser marcante e entrar para a história por sua organização”, afirmou o secretário Afonso Bezerra.

Para o secretário estadual de Esporte e Lazer, Joacy Bastos, a realização dos jogos em Natal, que já tem a presença confirmada de 12 ministros do Estado, coroa o bom momento vivido pelo esporte no Brasil, em especial para o Estado. Joacy Bastos destacou os esforços para concretizar Natal como sede dos maiores jogos escolares do continente americano, que teve a edição anterior realizada na Colômbia, em 2011.

“Nós vivemos um ciclo internacional do esporte e o Brasil é o foco maior. Basta ver o volume de grandes eventos esportivos realizados nos últimos anos, que culminarão com os jogos olímpicos de 2016, passando pela Copa do Mundo de 2014. Os jogos serão um teste inicial para mostrar para a população e para o mundo inteiro que estamos preparados para enfrentar a organização de evento internacional como é a Copa do Mundo”, afirmou.

Clique aqui para ver a publicação original

Competição tem 2.300 atletas e só dois são do RN

Notícia publicada no caderno de Esportes da Tribuna do Norte:

Lucas Maciel, de 14 anos, do colégio das Neves, vai disputar medalha nos 100 e 50 metros peito na natação, enquanto Allysson Muniz, de 14 anos, do colégio Henrique Castriciano, vai competir no xadrez Se não bastasse o número reduzido de representantes da terra, o Campeonato só pode ser disputado no Estado graças a ajuda das escolas e instituições privadas, que cederam os ginásios, uma vez que os equipamentos públicos de responsabilidade do governo e prefeitura, como CAIC, DED e Palácio dos Esportes encontram-se sem condições de uso.

Além disso, o Atletismo terá que ser disputado em João Pessoa. Segundo informações da SEEL, a pista do CAIC não tem as exigências internacionais para receber a competição. O mesmo acontece com os esportes adaptados.

O futsal masculino vai ser disputado no ginásio da AABB, enquanto o feminino fica no SESI.  O handebol dos homens, vai ser no Henrique Castriciano e na UFRN. Das mulheres, no colégio Maristela. O basquete vai ficar dividido entre o Marista e o Neves e o vôlei vai ficar no Auxiliadora e também na Escola Doméstica.

Além dos atletas, mais de 1.500 pessoas entre dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes também estarão na capital potiguar.

O secretário Nacional de Esporte, Afonso Barbosa, que já se encontra em Natal, lembrou que os Jogos Sul-Americanos Escolares são considerados um grande evento. “Estamos prontos para o evento. Todo o esforço necessário para que façamos um grande evento esportivo foi empregado. Será uma grande chance de nos aproximarmos dos nossos vizinhos porque não há um vetor de aproximação tão rico quanto o esporte. Tenho certeza que os jovens de 12 a 14 anos levarão recordações inesquecíveis de amor ao Brasil”, finalizou.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.