Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

No Dia Internacional da Mulher, uma comemoração diferente

8 de março de 2013

Notícia publicada no portal NE10 Rio Grande do Norte:

Uma comemoração diferente e que pode salvar uma vida. Pensando nisso, o Hemocentro Dalton Cunha, em Natal, promove a partir desta sexta-feira (8) a campanha “Mulher Fábrica da Vida”. Aproveitando o Dia da Mulher, a ação tem o intuito de aumentar  o número de doadoras voluntárias de sangue. As mulheres representam apenas 18% do total de doadores na capital potiguar.

Intitulada Mulher Fábrica da Vida, campanha ocorre de 8 a 23 de março, no Hemocentro. (Foto: Internet)

Intitulada Mulher Fábrica da Vida, campanha ocorre de 8 a 23 de março, no Hemocentro.
(Foto: Internet)

Por meio de ações educativas sobre a doação de sangue, a equipe técnica do Hemocentro espera conscientizar a população feminina quanto a seu papel de cidadã e a seu compromisso social. O diretor técnico do Hemocentro, Rodrigo Vilar, ressalta que a campanha quer equilibrar esses números, aumentando o percentual de mulheres doadoras.

“Pretendemos fazer um trabalho de orientação para tentar trazer as mulheres para o universo dos doadores voluntários, cujo homens representam a maioria de 82%. Para isso, os técnicos vão estar em locais onde a concentração de mulheres é maior, por exemplo, em algumas empresas, universidades e shoppings. Assim vamos realizar esse trabalho educativo e de conscientização”, explica Rodrigo Vilar, diretor técnico do Hemocentro.

Rodrigo Vilar revela que as mulheres que comparecem nesta sexta-feira (8), na sede do Hemonorte, vão ser recebidas com uma “programação e carinho” especial pela equipe de assistência social da unidade. “Nosso foco também é trazer as pessoas de maneira voluntária, e logo após ela possa ser tornar uma doadora regular de sangue. Isto é, não doe apenas para reposição de sangue de algum amigo ou familiar que precise”, acrescenta.

O diretor técnico acredita que os principais fatores para este índice tão baixo seja o medo das mulheres em fazer a doação, a falta de informação para o procedimento e os vários papéis desempenhados ao mesmo tempo por ela hoje em dia, que dificultam uma maior participação delas na doação.

Os requisitos básicos para a doação de sangue são: ter entre 16 e 67 anos ( jovens com 16 e 17 anos de idade podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais); pesar no mínimo 50 Kg; estar bem de saúde; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; além de portar documento oficial de identidade com foto.

O estoque de bolsas de sangue no Hemocentro hoje é considerado regular, no entanto, Rodrigo Vilar, ressalta que os subtipos A- (negativo) , AB (negativo) e AB são os mais baixos. “ Se apenas 1,5% da população fizesse doações de sangue regularmente, não precisaríamos realizar campanhas para captação de doadores, pois o estoque permaceria sempre estável”, diz.

Em Natal, as doações podem ser feitas na sede do Hemocentro na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. Ou ainda no Posto de coleta da Zona Norte localizado na Avenida João Medeiros Filho, Potengi, de segunda a sexta-feira,das 8h às 17h, e no  sábado de 8h às 12h. E também na Unidade móvel, no entanto, o doador deve consultar o site www.hemonorte.rn.gov.br/siga que disponibiliza o roteiro.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.