Região do Alto-Oeste receberá cisternas

5 de março de 2013

Notícia publicada no portal NE10 Rio Grande do Norte:

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta segunda-feira (4), o prazo de conclusão do programa de cisternas no Alto-Oeste do Estado. Dentro de duas semanas serão entregues na região, o total de 1.301 reservatórios. Até o final de junho, serão construídas mais 3.100 cisternas de alvenaria, em 47 municípios potiguares.

Segundo o secretário de Trabalho e Assistência Social do RN (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, este é o maior programa já executado no Estado. Ele destaca que a cisterna é uma ação permanente, e que não visa apenas a estiagem, pois quando a chuva vier a comunidade vai possuir um local adequado para armazenar a água.

s cisternas são uma ação permanente para combater a estiagem, que captam e armazenam a água da chuva. (Foto: jangadeiroonline.com.br)

s cisternas são uma ação permanente para combater a estiagem, que captam e armazenam a água da chuva. (Foto: jangadeiroonline.com.br)

“Trata-se de uma ação permanente de convivência com a seca. São reservatórios de alvenaria e que servem para o armazenamento de água das chuvas por muitos anos”,disse.

A cisterna de placa como é chamada, é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva. O sistema permite armazenar a água que escorre do telhado da casa, que é captada pelas calhas e cai diretamente no reservatório com capacidade para 16 mil litros. Essa quantidade pode suprir uma família de até cinco pessoas, durante oito meses de seca.

O programa de cisternas é fruto de um convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. As famílias beneficiadas foram pré-selecionadas, priorizando aquelas inscritas no Cadastro Único da Assistência Social e residentes em localidades rurais onde o acesso a água é mais difícil.

Na região do Alto Oeste potiguar, 14 municípios foram contemplados entre eles Luís Gomes, Paraná, Marcelino Vieira, Venha Ver e Coronel João Pessoa. “Parte dos reservatórios já conta com uma pequena quantidade de água armazenada, graças às chuvas, ainda que de baixa intensidade, que caíram  durante o mês de fevereiro, mas não garante até o momento, a dispensa do caminhão pipa”, diz nota do Governo.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.