Novo porto vai atender escoamento de minerais produzidos no RN

3 de fevereiro de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

O Rio Grande do Norte terá um novo porto. A confirmação aconteceu após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Porto do Mangue e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) na sexta-feira (31).

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, afirmou que com a assinatura serão elaborados estudos de editais para a concessão do porto. “Já existem alguns. A Engevix já fez um estudo de viabilidade econômica e implantação do porto. Esse dará um encaminhamento mais rápido para o porto”, explicou.

O porto será privado e ainda não se sabe quanto custará. “Não temos definição de valores porque são algumas fases”, acrescentou Torquato.

O novo equipamento servirá para o escoamento de minerais extraídos no RN como ferro, scheelita e calcário para atender uma queixa dos produtores.

Foto: www.macauhub.com.mo

Foto: www.macauhub.com.mo

“O Rio Grande do Norte é um grande produtor mineral. O problema é o escoamento. Temos a necessidade de um porto mais específico e de fácil acesso”, explicou o secretário.

Atualmente, o escoamento é feito pelos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), o que encarece o custo de produção. “Muitas empresas querem se instalar aqui, mas o valor do frete é preponderante para alcançar mercados externos. Com esse porto, muitas empresas irão desenvolver a produção de minério potiguar, formando uma cadeia produtiva”, disse Torquato.

O titular da Sedec adiantou que no próximo dia 15, na Câmara Municipal de Porto do Mangue, acontecerá uma audiência publica para que a comunidade tenha conhecimento da obra. Silvio conta que além das autoridades e empresários, órgãos ambientais serão convidados.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.