Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Pouca infraestrutura provoca gargalos nos distritos industriais do RN

29 de junho de 2015

Os distritos industriais do Rio Grande do Norte atualmente passam por uma fase crítica. Em um momento onde a indústria potiguar registra um ritmo de crescimento lento, as empresas do setor buscam alternativas para aumentar a produção e gerar mais receitas. Os problemas que mais atingem esses locais são de origem estrutural. No Centro Industrial Avançado (CIA) em Macaíba, na Grande Natal, por exemplo, desde que foi implementado, ainda na década de 90, não foram construídos acessos pavimentados e a iluminação das vias é precária.

Segundo informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), atualmente, o estado conta com cinco distritos industriais, sendo dois deles em operação – Macaíba e Natal -, dois em processo de instalação em Goianinha e Parelhas e um paralisado, situado no município de Mossoró.

Falta de pavimentação e iluminação pública precária estão entre os problemas encontrados em distritos industriais no estado. (Foto: Magnus Nascimento)

Falta de pavimentação e iluminação pública precária estão entre os problemas encontrados em distritos industriais no estado. (Foto: Magnus Nascimento)

No CIA, instalado em Macaíba, de acordo com dados levantados pelo jornal Tribuna do Norte, existem 12 fábricas em operação. São elas: Indústria e Comércio de Plásticos Jácome; Beneficiadora Têxtil Santo André; Asperbrás, Coteminas; Indústria de Bebidas Rio Grande; Mult Dia Indústria e Comércio; Nordeste Móveis; Toli; Premoldes Indústria e Comércio; Afical; Compremac; CLC Industrial.

Já no Distrito Industrial de Natal (DIN), localizado na divida com os municípios de Ceará-Mirim e Extremoz, oito empresas estão instaladas: Vicunha; Santa Clara; Coats; Aquatrat; Nacional Gás; Nortex e Guararapes. Nos dois locais praticamente não há iluminação e vias asfaltadas. A exceção é a área da Guararapes, que construiu toda a infraestrutura necessária ao redor da fábrica.

A situação tem incomodado os representantes do setor. Para eles, o Governo do Estado têm se mostrado interessada em readequar as áreas e diminuir a burocracia para expansões. Contudo, pouco em sendo feito.

164006

 

 

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.