Obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante alcançam 62% de execução

7 de novembro de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante alcançou esta semana 62% de obras executadas, informou hoje o consórcio Inframérica. O avanço das obras foi apresentada hoje à imprensa. O terminal será entregue em maio do próximo ano e deve custar R$ 400 milhões.

A governadora Rosalba Ciarlini, também presente à apresentação, mostrou ainda o andamento dos serviços para as obras de acesso ao aeroporto. Orçada em R$ 73 milhões, a obra prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso Norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso Sul.

Foto: copadomundo.uol.com.br

Foto: copadomundo.uol.com.br

Segundo o secretário Especial para a Copa (Secopa), Demétrio Torres, as obras do acesso Norte estão com 15% de conclusão, em que já foram feitos os serviços de abertura e terraplanagem. “É bom lembrar que a construção do acesso Sul não constava originalmente na matriz de responsabilidades do Governo do Estado, mas foi uma determinação da Governadora Rosalba Ciarlini para melhorar o trânsito entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, além de desenvolver economicamente a região”. Este segundo acesso está sendo construído paralelamente e está com 5% de conclusão. O prazo estipulado pelo Governo para a finalização e entrega das obras é maio de 2014.

Após a visita o grupo foi levado ao canteiro de obras responsável pela montagem e construção das peças que serão utilizadas na edificação dos viadutos e pontes, previstos nos 2 projetos de mobilidade e que integram o Anel Viário Metropolitano.

O complexo viário também dará acesso à BR-101, Aeroporto Internacional Augusto Severo e ao estádio Arena das Dunas.

Para a Chefe do Executivo Potiguar, a concretização dos acessos demonstram o empenho e a seriedade do Governo do Estado. “Nós nos comprometemos e estamos bem perto se cumprir nossa promessa. E fomos além das nossas responsabilidades, pensamos no desenvolvimento do Estado e na grande movimentação de caminhões e automóveis para o escoamento de cargas, daí a necessidade desse segundo acesso, o acesso sul”, pontuou .

O projeto foi desenvolvido para facilitar a circulação de passageiros e cargas com fluidez e segurança, abrangendo o fluxo previsto na operação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será de 6,2 milhões de passageiros por ano.

Ainda durante a visita, os jornalistas puderam conhecer a obra do Aeroporto de São Gonçalo, que já está com 62% concluída. O grupo acompanhou a apresentação feita por um dos diretores do Consórcio Inframérica, detalhando o andamento do projeto e as frentes de trabalho que estão em desenvolvimento.

Segundo Antônio Pimentel, o Aeroporto de SGA terá 45 balcões de check-in, 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros, 8 escadas rolante e 22 elevadores, capacidade para 8 aeronaves do tipo A320 (classe D,E) e 2 do tipo A380 – uma das maiores aeronaves da atualidade – com capacidade para 800 passageiros por voo.

Ainda segundo o diretor do Consórcio, o Terminal de Cargas terá 4 mil m2 e capacidade para 10 mil toneladas/ ano. A previsão é que em abril de 2014 o novo aeroporto já esteja em operação.

Em conversa com a imprensa, Rosalba Ciarlini destacou a grandiosidade da obra e o salto de desenvolvimento que será dado com o início dos voos. “Este é um empreendimento que tem tudo para alavancar o nosso Estado. Não se trata de mais um aeroporto, o diferencial deste é seu setor de cargas.

O Rio Grande do Norte terá um dos maiores aeroportos de cargas da América Latina que está sendo pensado e desejado há quase 15 anos e agora ele se torna real, totalmente estruturado e com uma infraestrutura para atender a população ate o ano de 2024. Isso também significa desenvolvimento e progresso para o nosso Estado”, concluiu.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.