Ônibus ficam alojados ao ar livre no Centro Administrativo

23 de maio de 2012

Com as janelas abertas, debaixo de sol e chuva, sujos e se deteriorando a cada dia. Assim se encontram 11 veículos de transporte escolar do Programa Caminhos da Escola, da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, que utilizam um terreno descampado no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, como uma garagem ao ar livre.

Ao ser informado pela reportagem do O Jornal de Hoje acerca da situação de descuido dos veículos – destinados ao transporte diário de alunos da educação básica da rede pública, cada um com capacidade de levar 49 passageiros, – o coordenador de transportes e responsável pelos convênios da Secretaria de Educação estadual, Osvaldo Gomes, afirmou que acionou a comissão de fiscalização da pasta para intensificar a inspeção dos veículos. “Hoje mesmo vamos fiscalizar in loco como estão os ônibus da capital e do interior”, adianta. A previsão é que até o final de 2012, a frota de ônibus escolares atinja o contingente de 270 transportes.

Segundo ele, na capital do estado circulam aproximadamente 21 ônibus, que à noite – e quando não estão em uso – ficam parados no Centro Administrativo. Deles, três compõem uma frota emergencial, utilizados somente quando os outros veículos quebram ou estão na revisão.

Ônibus ficam expostos ao sol e chuva. (Foto: Júnior Santos)

Porém, conforme o gestor, os principais responsáveis pela deterioração dos ônibus é a própria comunidade onde eles circulam. “Passamos todas as orientações de cuidados para os motoristas, mas geralmente é a comunidade ou até os usuários que depredam os veículos”, revela.

Ao todo, são 26 motoristas terceirizados atuando em Natal, contratados pela Secretaria de Educação estadual, e prestando serviço através da empresa Clarear. O contrato se encerra em junho, e no mês seguinte, haverá uma licitação na modalidade de tomada de preço para contratação de 100 motoristas que irão atender todo o Rio Grande do Norte.

Um dos motoristas que atende no atual contrato, Walmor Oliveira, opina que o cuidado com os veículos é responsabilidade dos próprios motoristas.  “Muitos dos que estão com as janelas abertas é por causa do próprio motorista que não tem esse cuidado. Eu mesmo, quando deixo o ônibus no Centro Administrativo, fecho as janelas e verifico se está tudo ok”, revela.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.