Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Operação Drible: empresário apontado como líder do esquema é preso

22 de novembro de 2012

Notícia publicada no caderno Natal da Tribuna do Norte:

O empresário mossoroense Alcivan Mendes de Moura foi preso no final da noite desta quarta-feira (21) no município de Santa Terezinha, no Paraná. Ele tentava cruzar a fronteira e seguir em direção ao Paraguai quando foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal na estrada que liga os territórios.

Alcivan Mendes é apontado pelo Ministério Público como líder do esquema que fraudava a compra e a venda de combustíveis em postos de gasolina de várias bandeiras. Ele é proprietário de uma rede de 20 postos no Rio Grande do Norte.  A ação do grupo é investigado pela operação Drible, deflagrada no dia 13 de novembro.

Foto: defato.com

A informação da prisão do empresário foi confirmado pelo MPE. No momento em que foi abordado, Alcivan Mendes ainda tentou fugir com o veículo, mas foi detido pelos policiais.

Fraudes

O MPE contabiliza que o grupo causou um prejuízo de R$ 7 milhões ao Governo do Estado. O esquema comprava álcool através de empresas fantasmas direto de usinas a preços reduzidos. O grupo criou novas empresas com laranjas e passou a utilizar empresas inativas de outros Estados para revenda. Isso gerava um concorrência desleal e dava um lucro elevado ao grupo.

No momento da compra, o produto era destinado a outros estados, mas permanecia no Rio Grande do Norte. A rede de postos faturava em nome da empresa inapta, burlando a fiscalização, obtendo beneficio fiscal, supostamente desde 2005. Os impostos sonegados correspondem ao ICMS estadual e a tributos federais.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.