Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Operadora vai ofertar ligações gratuitas para 63 municípios do RN

28 de agosto de 2012

Deu na editoria de cidades do Portal Nominuto.com:

63 municípios do estado do Rio Grande do Norte estão na lista das 2.020 cidades no qual a Oi não cobrará as chamadas de fixo para fixo vindas de telefones públicos, popularmente conhecidos como orelhão. Agora, os usuários não precisarão usar os cartões telefônicos para fazer os telefonemas.

Na Região Metropolitana de Natal, foram inclusos os municípios de Ceará-Mirim, Macaíba e Monte Alegre.

Foto: tecnologia.uol.com.br

Essas informações foram divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na sexta-feira (24), que justificou que a operadora não cumpriu as metas estabelecidas pelo “Plano de Revitalização dos Telefones Públicos”, que começou em agosto de 2011.

Além do Rio Grande do Norte, mais 19 estados também seguirão à medida que foi estabelecida pela Agência, que são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Baía, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Os dados apontam que no Brasil há aproximadamente 911 mil telefones públicos. Deste total, 740 mil são controlados pela operadora de telefonia Oi. Somente 86% os orelhões da empresa estão em pleno funcionamento, à meta da agência era que atingisse acima de 90%.

Foi avaliado que telefones da Oi de 1.724 municípios, localizados nos estados da Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe, estavam indisponíveis. Em 742 cidades, os aparelhos tinham problemas de densidade, quer dizer, estão fora da meta de seis telefones para cada mil habitantes de uma cidade. Em 446 lugares, têm ambos os problemas.

A gratuidade deverá ser iniciada até 30 de agosto de 2012 em 90% dos municípios contemplados. O restante deverá receber as chamadas sem custo até 30 de setembro. Contudo, ela deverá ser mantida, no mínimo, até 30 de outubro para as cidades que os telefones estão indisponíveis e 31 de dezembro para aqueles com problemas de densidade.

Estima-se que cerca de R$ 205 milhões serão investidos na recuperação dos orelhões em todo o País. A Oi, todavia, deve investir R$ 170 milhões para melhorar e ativar orelhões.

A lista dos municípios contemplados foi disponibilizada pela Anatel. Aqueles que estão marcados em verde escuro já apresentam orelhões com ligações gratuitas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.