Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Operários da construção civil de Natal encerram greve

20 de novembro de 2012

Notícia publicada no caderno Natal da Tribuna do Norte:

Os trabalhadores da construção civil, em greve desde o dia 8 de novembro, acataram a decisão do desembargador José Rêgo Júnior, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do RN, e aceitaram os reajustes de 10% para profissionais qualificados (mestre de obras) e 8,38% para ajudantes (serventes). O acordo foi assinado na sede do TRT-RN na manhã de ontem, e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracomp) orientou que todos retomem seus postos de trabalho a partir desta terça-feira. A proposta de aumentar o valor da cesta básica foi vetada, mas as faltas dos trabalhadores durante a greve foram abonadas.

Foto: Tribuna do Norte

Os trabalhadores reivindicavam 20% de reajuste, e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-RN) ofereceu 3,5%. Com o reajuste, o salário do mestre de obras passará a ser de R$ 891, enquanto o servente ganhará R$ 685 – o aumento firmado ficou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,99%, acumulado nos últimos doze meses. A mesma proposta já havia sido apresentada, sem sucesso, pelo desembargador José Rêgo Júnior durante primeira audiência no dia 14.

“Não podemos contrariar a decisão do Tribunal”, bradou Luciano Ribeiro da Silva, o “Xuxa”, diretor financeiro e coordenador de campo do Sintracomp/RN, ao anunciar a decisão para os cerca de 1,5 trabalhadores reunidos em frente ao TRT-RN por volta das 10h30. Quando divulgou o valor dos reajustes vaias chegaram a ser ensaiadas, mas Luciano lembrou que a proposta havia sido votada e aprovada durante consulta realizada no início da manhã – antes da assinatura do acordo. Os trabalhadores rezaram um pai nosso, seguido de um coro da música “Cidadão”, de Zé Geraldo, puxado por Xuxa.

Com a decisão, cerca de 12 mil trabalhadores voltam aos canteiros de obras nesta terça-feira. Durante os 11 dias de paralisação, apenas 30% do efetivo continuou trabalhando em obediência a Lei de Greve.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.