Os efeitos da Copa do Mundo na economia potiguar

15 de março de 2013

Notícia publicada no caderno Economia do Novo Jornal:

Rebatendo as declarações do vice-presidente da companhia portuguesa TAP, Luiz da Gama Mor, o prefeito de Natal Carlos Eduardo e o secretário estadual de Turismo Renato Fernandes acreditam que a Copa do Mundo de 2014 terá um imediato com a exposição mundial da cidade, os investimentos e com os projetos a serem desenvolvidos.

Ibrahim Georges Tahtouch falou sobre o legado do mundial. (Foto: Eduardo Maia)

Ibrahim Georges Tahtouch falou sobre o legado do mundial. (Foto: Eduardo Maia)

“Teremos a mídia mundial aqui e estamos conscientes para aproveitar essa visibilidade aprontando a cidade, deixando-a limpa, iluminada, investindo na qualificação profissional”, ressalta o prefeito. Ele diz que Natal já se destaca no turismo e que terá seu potencial reforçado com a reabertura do Memorial de Natal no Parque da Cidade, reestruturação do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e valorização da gastronomia local, além da própria Arena das Dunas.

As obras de mobilidade, conta, serão outro legado. “Ainda neste mês começaremos a galeria pluvial para resolver o problema de alagamentos em oito pontos entre a Arena das Dunas e a zona Oeste e de maio para junho a gente começa outras duas obras”, anunciou.

Renato Fernandes, secretário de Turismo do Estado, também acredita no legado imediato do mundial. “A copa é um atrativo e vai atrair milhares de turistas sim, dependendo das seleções que jogarão aqui. Imagine se vierem seleções favoritas como Espanha, Alemanha ou Argentina, o fluxo aumentará significativamente e vai se consolidar”, prevê, ressaltando que o trabalho será fidelizar esses turistas reforçando os diferentes modais que o turismo potiguar oferece.

Mas há quem aconselhe a não confiar somente na copa. “Não se iludam com a Copa do Mundo. A Copa dura um mês, vocês terão quatro jogos. O que vai deixar de legado é o equipamento que está sendo desenvolvido, o treinamento que as pessoas terão: aprender nova língua, receber gente de várias nacionalidades. Esse é o legado que fica”, declarou o diretor presidente da IT Mice Viagens de Incentivo, Ibrahim Georges Tahtouh, que ministrou palestra ontem no 4º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, que terminou ontem no Centro de Convenções de Natal.

Ele aconselha o uso inteligente da Arena das Dunas pós-copa. “É preciso pensar bem em saber como vai utilizar esse equipamento inteligentemente e ter pessoas preparadas para poder receber e fazer isso. Se não se alertarem e se prepararem para dar sequencia vai ser trabalho perdido”, conclui.

Uma arena comercial pós-Copa

A realização de jogos de futebol deve ser apenas uma das finalidades da Arena das Dunas após a Copa do Mundo de 2014. Após sediar quatro jogos do mundial, o espaço será explorado durante todo o ano para outras funcionalidades comerciais, fazendo o investimento valer a pena e tornando-o autossustentável financeiramente.

O diretor-presidente do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia disse que a área está sendo projetada para abrigar uma arena indoor com arquibancadas temporárias. “Fizemos um estudo e constatamos que em Natal há a necessidade de uma área de shows. Então teremos uma arena indoor para 2500 pessoas, com estacionamento, quiosques de alimentação, bons restaurantes, banheiros e toda a estrutura para uma moderna arena indoor”, explica Charles Maia.

O consórcio quer destinar o espaço para eventos, mas também planeja impulsionar a cultura local com a realização de shows culturais voltados ao público natalense e a quem visita a cidade. “Pensamos que às quartas-feiras podem ocorrer apresentações culturais para os turistas, com feirinha de artesanato, restaurante tradicional. Tudo isso está em estudo comercial para a arena pós-copa”, informou.

E acrescentou: “Somos parceiros privados e nossa intenção é movimentar e tornar o negócio viável com o futebol, mas também com áreas comerciais, de entretenimento, eventos e shows”. Atualmente o estádio está com 57% de obras executadas com instalações elétricas e hidráulicas, ar condicionada, dutos e piso em alvenaria construídos. Os elevadores serão instalados até o final deste mês e em abril, as esquadrias.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.