Notícia publicada no portal G1 RN:
Pesquisas realizadas na Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, apontam que é possível cultivar uva no estado. De acordo com os dados, as condições climáticas permitem a colheita de até duas safras por ano.
Durante os dois últimos anos, pesquisadores e alunos da Ufersa acompanharam o plantio da cultura na fazenda experimental da Universidade. São 360 pés de uva, do tipo Itália, Isabel Precoce e Niágara Rosada plantados em 1/4 de hectáre.
O bom desenvolvimento dos cachos surpreendeu os pesquisadores. A pesquisa, pioneira no Rio Grande do Norte, abriu uma nova alternativa para a agricultura no interior do estado. O plantio de uva no Sertão do RN sempre foi questionado, mas os agricultores preferem cultivar as frutas tropicais, como banana e melão.
Ainda segundo os pesquisadores, o RN possui condições ambientais semelhantes às da cidade de Petrolina (PE), onde há grandes plantações de videiras. Caso seja estimulado, o plantio de uva pode desenvolver também a produção de vinhos e sucos.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.