Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Pinacoteca busca proximidade com público e artistas

17 de julho de 2014

Por Moisés de Lima

O diretor da Pinacoteca do Estado, Mathieu Duvignaud, assumiu o cargo no ano passado afirmando que tinha “um doce abacaxi para descascar”: administrar um museu com a missão de popularizar conceitos sobre artes visuais e atrair público e artistas locais de diferentes matizes.

Hoje a direção convive com a falta de recursos para implantação de novos projetos.  A curadoria aguarda há seis meses pela liberação de R$ 1 milhão, oriundos da Petrobras destinados á reforma do prédio. Tudo está ainda emperrado pela burocracia.

O dinheiro deve ser enviado primeiramente  uma outra empresa para ser finalmente repassado ao estado. Mas até agora nada ocorreu, segundo o diretor.

Os recursos serão utilizados para obras de iluminação, segurança, museu gráfico e serviços de climatização.

Pinacoteca vem sendo palco de várias mostras de artes visuais(Foto: Wellington Rocha)

Pinacoteca vem sendo palco de várias mostras de artes visuais(Foto: Wellington Rocha)

Todavia, decorridos mais de doze meses, Duvignaud considera que sua missão vem sendo bem cumprida. Conseguiu movimentar o equipamento com a realização de 45 exposições de artistas locais, nacionais , do exterior, tradicionais e contemporâneos, além da promoção de lançamentos literários.

A única coisa que não deu muito certo aqui foi a realização de shows musicais que terminam muito tarde. “Não temos estrutura como seguranças para tais eventos”, afirma Mathieu.

Segundo o diretor, a Pinacoteca realiza uma média de quatro mostrais, promovidas em diferentes espaços do edifício. “Atualmente temos sete mostras em cartaz”, completa.

O destaque para as mostras sobre a cenografia do filme “Alien” do suíço Hans Giger, uma coletiva de pintores italianos, o regionalismo de Zé de China, a mostra “No rastro das Águas” e  do acervo permanente de esculturas.

“Daremos continuidade a outros projetos como a parceria com a Escola de Música da UFRN para realização de concertos às sextas-feiras”, finaliza.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.