Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Porto de Natal – aumenta volume de importações e exportações

12 de julho de 2015
Comentaristas: Economia do RN Coluna do Barbosa Discurso e Mídia Daniel Turíbio SustentHabilidade Inovação e Empreendedorismo Cultura Livre Querido Focinho

09/JUL/2015 – Portos potiguares aumentam volume de importações e exportações

Julho começou com boas notícias para a economia potiguar. O portal G1 RN publicou uma matéria destacando o aumento de 27,49% na movimentação de cargas nos portos potiguares durante o primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (Codern), foram movimentadas 1.098.572 (um milhão, noventa e oito mil, quinhentos e setenta e duas) toneladas em importações e exportações no estado. O Terminal Salineiro de Areia Branca, localizado na Costa Branca potiguar, é responsável pela maior parte das movimentações, com 864.490 toneladas. Em 2014, a movimentação total foi de 671.124 toneladas.

A movimentação geral de contêineres no estado também registrou alta de cinco mil toneladas embarcadas e desembarcadas a mais do que em 2014.

Porto de Natal e Rio Potengi: Novo projeto é mais amplo do que um já apresentado pela Codern. (Foto: Magnus Nascimento)

Porto de Natal e Rio Potengi: Novo projeto é mais amplo do que um já apresentado pela Codern. (Foto: Magnus Nascimento)

21/JUN/2015 – Novo porto triplicaria PIB

A proposta de construção do Terminal Portuário do Potengi, se efetivada, pretende triplicar o PIB industrial do Rio Grande do Norte nos primeiros dez anos após a instalação.

O projeto do novo porto é do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e inclui ainda a construção de um parque ecológico e da terceira ponte ligando o centro de Natal à Zona Norte da cidade, além de um corredor logístico de integração com os outros modais e centros de distribuição do estado.

A notícia, publicada pelo Novo Jornal, diz que o projeto total está orçado em R$ 6,98 bilhões e, segundo Jean-Paul Prates, presidente do Cerne, a integração dos modais seria a maior responsável pela vinda de indústrias no estado. “É uma coisa que poderemos oferecer às indústrias que queiram se instalar no nordeste e que Pecém e Suap não dispõem”, acrescentou Jean-Paul, referindo-se aos portos de Ceará e Pernambuco.

Na proposta entregue ao governador, o novo terminal portuário seria construído à margem esquerda do Potengi e seria destinado ao escoamento de granéis sólidos e líquidos, além de carga conteinerizada. A ideia também contempla o aproveitamento do atual Porto da cidade, integrando-o ao sistema logístico. A estrutura já existente seria destinada as cargas nobres, como as perecíveis, refrigeradas, frágeis ou tecnológicas, e contêineres em geral.

15/JUN/2015 – CERNE entrega projeto de novo porto ao Governo do RN 

Durante reunião do “Plano de Investimento e Logística” do governo federal, que debateu a inclusão de futuros projetos de infraestrutura do Rio Grande do Norte, o CERNE entregou ao Governo estadual o projeto do novo terminal portuário integrado do RN. A entidade foi uma das instituições com sede no Estado convidadas a participar com sugestões e propostas para inserção de empreendimentos de logística e infra-estrutura.

De acordo com a proposta, o novo complexo seria composto de um cais de 2.500 metros com 600 metros de largura, um canal de acesso de 250 metros de largura e iniciais 15-17 metros de calado com uma baía de manobra/evolução de 600 metros de diâmetro. Além disso, comportaria integração ferroviária e rodoviária com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e com as Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) e distritos industriais da Grande Natal.

O projeto também incorpora a construção da Terceira Ponte sobre o Rio Potengi, cuja concepção arquitetônica e urbanística é sugerida na proposta. “O projeto não é só de um Porto, e sim uma revisão total da configuração urbana das margens do Rio Potengi naquele importante trecho que se estende da Ponte do Igapó até a Ponte Newton Navarro. Uma intervenção deste porte,força uma revitalização geral, com benefícios que vão além dos usuais que um projeto destes traria.” afirma Prates.

ABR/2015 – Crescimento de 15% no quadrimestre

O Porto de Natal e o Terminal Salineiro de Areia Branca registraram aumento de 15% na movimentação geral de produtos e mercadorias até o mês de abril de 2015. A notícia, divulgada pelo portal G1 RN no final de mês, é resultado da melhoria do volume de sal movimentado em Areia Branca e à movimentação de frutas, trigo e equipamentos eólicos no porto de Natal.

ABR/2015 – Abertura licitação

Saiu na imprensa potiguar a abertura do processo licitatório que a Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) solicitou para contratação de empresa ou consórcio para a construção do Berço 4 do Porto de Natal, do atracadouro para pesca artesanal e do sistema de “defensas” na Ponte Newton Navarro.

Segundo informações do portal G1 RN, os projetos têm um valor estimado de R$ 275.654.055,26 e, segundo o edital, a licitação será realizada de forma eletrônica. As empresas ou consórcios interessadas em participar do processo poderão fazer visitar técnicas nas áreas destinadas para as obras.

As defensas são estacas de proteção dos pilares da ponte, que impedem a colisão da estrutura com os navios.

 

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Открыть учетную запись в binance (editar) 22/03/2024 às 15:04
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
neliterra 30/07/2015 às 11:05
As possibilidades econômicas que se abrem a partir da estruturação de um novo porto em Natal são ilimitadas. O que pensam das soluções apresentadas até agora?
*Os comentários são de caráter pessoal e não representam a opinião do Riograndedonorte.net
Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.