Foi fechada ontem a primeira aliança com vistas às eleições deste ano em Natal. Em entrevista coletiva, o presidente estadual do PPS, Wober Júnior, anunciou o apoio da legenda à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). De acordo com Wober, a opção pelo pedetista se deu devido ao fato de ele ser hoje o nome da oposição com maiores chances de derrotar a prefeita Micarla de Sousa (PV) e os pré-candidatos do sistema liderado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
“Nós achamos que na oposição Carlos Eduardo é o pré-candidato melhor posicionado. Não só do modo eleitoral, identificado pelas pesquisas. Ele é experiente, fez uma gestão de bons resultados, bem avaliada, com aprovação popular. É o melhor nome para tirar Natal desse caos. O PPS vai lutar para que ele possa congregar todos os apoios para unir a oposição”, declarou Wober Júnior.
Questionado sobre a escolha de Carlos Eduardo em detrimento da pré-candidatura da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), de quem ele é muito próximo, Wober disseque escolheu o melhor caminho para fortalecer o partido. “Wilma sempre lutou para fortalecer o partido dela. Os interesses tem hora que coincidem. Outras, não. No nosso modo de ver o melhor nome para aglutinar a oposição neste momento é o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Wilma poderia liderar esse processo e unificar o grupo em torno da candidatura dele”, sugeriu.
Ao receber o apoio do PPS, o ex-prefeito Carlos Eduardo prometeu fazer todos os esforços para unir a oposição até as convenções. “Desde o ano passado, quando começaram as divulgações das pesquisas, sempre defendi que os partidos de oposição no estado se unam. Tenho feito todos os esforços para que isso se concretize. Estamos vivendo esse processo de construção de alianças que terá continuidade. Nas convenções, irão se definir. Mas, é melhor que março, abril comecem as definições, para fazermos uma campanha com maior entrosamento”, declarou.
Carlos Eduardo disse ainda que, apesar de o PPS ser adversário do PDT em nível nacional, existe afinidade programática entre as duas legendas. “PDT e PPS possuem doutrinas com conteúdos que não impedem uma aliança. O PPS parte da Social Democracia. Não é um partido de direita. Há uma divergência no plano federal, mas temos condições de somar em Natal, como estamos fazendo a partir de agora. Fico muito satisfeito em o PDT estar estar aqui, recebendo o apoio do PPS, presidido por Wober Júnior”, finalizou.
Carlos Eduardo sobre Enildo Alves: “não comentarei nada que vier desse sujeito”
Criticado pelo líder da prefeita Micarla de Sousa (PV), vereador Enildo Alves (DEM), em entrevista publicada pelo O Poti/Diário de Natal no último domingo, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) se negou a responder ao desafeto político. “Não tenho nenhuma resposta a dar a esse cidadão. Não li a entrevista nem comentarei nada que vier desse sujeito”, desdenhou o ex-prefeito.
Durante a entrevista, Enildo Alves disse que a candidatura de Carlos Eduardo é frágil, devido à incapacidade do pedetista de formar uma aliança consistente em torno do seu projeto e aos supostos escândalos de sua gestão, que, segundo o vereador, deverão ser abordados pelos adversários durante a campanha. Para o democrata, Carlos Eduardo terá grande desvantagem na campanha pela televisão. Ele disse ainda que o ex-prefeito usou o PSB como franquia.
Questionado se o pouco tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão ao qual o PDT tem direito o preocupa, Carlos Eduardo disse que não. Ele frisou que está conversando com ospartidos que tem mais afinidade para formar uma aliança que forme um palanque eletrônico competitivo. “Estamos fechando o apoio de vários partidos. Vamos buscar fortalecer a aliança para termos um tempo de televisão satisfatório”, enfatizou.
Sobre a suposta formação do seu secretariado, divulgada pela imprensa local, antes mesmo da campanha eleitoral ser deflagrada, Carlos Eduardo disse que não seria ingênuo de fazer conjecturas neste sentido. “Isso é coisa da imprensa marrom. Eu nunca faria isso. Sou pré-candidato a prefeito. Só depois que meu nome for confirmado nas convenções e se ganhar a eleição é que começarei a pensar no secretariado, junto com os partidos aliados”, afirmou.
Carlos Eduardo disse ainda que tem sentido uma receptividade positiva do eleitorado natalense ao seu projeto político. O ex-prefeito tem liderado todas as pesquisas de opinião que avaliam a preferência do eleitorado para o pleito deste ano. A próxima sondagem, encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon)e realizada pelo instituto Consult, será divulgada no próximo dia 5 de abril.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.