Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Produção de petróleo no RN registra leve queda

12 de junho de 2012

A produção de petróleo no RN nos quatro primeiros meses de 2012 manteve-se praticamente igual ao do mesmo período do ano passado, registrando apenas uma leve queda de 0,45%.
Entre janeiro e abril deste ano foram produzidos no RN cerca de 7,14 milhões de barris de petróleo, contra uma produção de 7,18 milhões no mesmo quadrimestre de 2011.
Do total produzido no estado aproximadamente 63% foram processados aqui mesmo, na Refinaria Clara Camarão. A referida planta processadora refinou 4,47 milhões de barris de petróleo. Esse número é 8% maior do que o volume processado nos 4 primeiros meses de 2011.

Produção e processamento de petróleo. (Foto: Blog do RN)

Até abril o RN produziu 376 mil metros cúbicos de combustíveis, valor 18,5% maior do que o produzido no mesmo período do ano anterior. Do volume produzido o óleo diesel representou a maior parcela (209 mil m³) seguido pela gasolina A (121 mil m³)) e pelo querosene de aviação (45 mil m³).
Apesar da leve queda na produção de petróleo nos quatro primeiros meses do ano, acredito que esta queda pode não se manter ao longo dos demais meses. Há uma probabilidade de que, pelo segundo ano consecutivo  nos últimos tempos, a produção de petróleo no estado registre crescimento (embora um crescimento modesto). Para que ocorra tal crescimento em 2012 é preciso que a média mensal de produção dos próximos meses se mantenha no patamar desses 4 meses iniciais. Caso isso ocorra haverá ao final do ano um leve aumento da produção, da ordem de 0,14%.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.