Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Programa pretende inserir robótica em escolas públicas de Natal

23 de novembro de 2012

Notícia do caderno de Cidade do Portal JH:

A tecnologia é um recurso que começa a fazer parte do dia a dia das escolas públicas, sendo cada vez mais utilizada nas salas de aula, como forma de prender a atenção dos alunos, gerar novos conhecimentos e tornar o processo de aprender mais prático e divertido. Pensando nessa integração entre os aparatos tecnológicos e as aplicações da pedagogia, os alunos do curso de Redes e de Sistemas para a Internet da Faculdade Estácio Fatern deram início a um interessante projeto de extensão que pretende usar a robótica para auxiliar o ensino dos conteúdos escolares.

Crianças utilizam robôs feitos por eles mesmos. (Foto: projetotelalivre.blogspot.com)

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do programa RoboEduc, os idealizadores do projeto Inclusão Tecnológica montam um cronograma de ações estratégicas para promover o acesso de elementos da robótica aos estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas da cidade. A coordenadora da iniciativa, professora Renata Pitta, afirma que o objetivo principal é mobilizar as escolas a inserir a tecnologia no cotidiano dos alunos, formando estudantes mais capacitados na área de ciências exatas e criando público interessado nos eventos regionais e nacionais da área, como a Olimpíada Nacional de Robótica.

“Nesta primeira etapa do programa, estamos em processo de capacitação de 15 alunos dos cursos de Redes e Sistemas para Internet, que irão atuar como monitores nos centros de ensino. Eles irão aprender noções pedagógicas de aplicação dos robôs de acordo com os conteúdos ministrados nas salas de aula das escolas públicas”, explica Renata, manuseando um robô em formato de jacaré, que segundo ela pode exemplificar perfeitamente o movimento corporal dos répteis, em aulas de ciências e biologia.

O desconhecimento da robótica pelos professores da rede pública ainda é um entrave à entrada dos robôs no universo dos alunos. Porém, ações realizadas pela UFRN desde 2006 como a reutilização do lixo eletrônico estão abrindo espaço para a popularização da robótica pedagógica. “O projeto irá trabalhar a atenção, concentração e o desenvolvimento criativo, competências fundamentais para quem deseja atuar na área tecnológica”, destaca a coordenadora. A introdução desses estudantes em eventos regionais de robótica é outro foco das ações, que pretendem aumentar a representatividade do Estado na área.

Renatta Pitta conta que ano passado, cerca de 50 grupos de alunos de Natal e Mossoró participaram da etapa brasileira da Olimpíada de Robótica, destacando que um dele marcou a participação positiva do Estado com um 5º lugar nacional na categoria ensino médio. Nosso intuito é aumentar ainda mais o número de participantes, de olho na etapa regional da Olimpíada de Robótica no RN, prevista para outubro de 2013.

Os universitários Naraiana Muniz e Aristóteles Barbosa, ambos cursando o segundo período de Redes, afirmam que o interesse em participar do projeto Inclusão Tecnológica surgiu do fascínio pela robótica e pela oportunidade de aprender novos conteúdos ensinando aos alunos que serão atendidos.

Entre as ações iniciais do projeto, está programada para hoje uma batalha entre robôs a partir das 16h30, na Estácio Fatern. De novembro de 2012 a agosto do próximo ano serão ministrados minicursos de Robótica Educacional em espaço disponibilizado pela faculdade.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.