Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Pronto Socorro Infantil em Natal é reaberto

2 de agosto de 2012

Deu na editoria Cidade do O Jornal de Hoje;

Fechado desde o último dia 25, o Pronto Socorro Infantil do Hospital José Pedro Bezerra, mais conhecido como Hospital Santa Catarina, foi reaberto na manhã de hoje, por volta das 9h30. No entanto, a diretoria da unidade hospitalar ainda está aguardando a apresentação dos sete pediatras que foram convocados ontem pelo Governo do Estado para completar a escala do setor. Mensalmente, o setor recebe uma média de 410 crianças.

O diretor administrativo do Hospital Santa Catarina, Carlos Leão, explicou que a escala deste mês de agosto foi refeita com os 15 pediatras que compõem o quadro da unidade até o momento. “A escala que montamos com os atuais 15 pediatras está completa até por volta do dia 20 deste mês. Estamos aguardando a chegada dos sete pediatras convocados para que, com isso, nós possamos completar a escala até o final do mês”, diz o diretor, acrescentando que para que o atendimento do setor seja mantido são necessários dois pediatras no turno da manhã, dois para a escala da tarde e três para noite.

Os 15 médicos do quadro garantem a escala até o dia 20 de agosto. Direção aguarda os concursados. (Foto: José Aldenir)

Após passar pelo Hospital Infantil Maria Alice Fernandes e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara e não conseguir atendimento para o filho, a costureira Ana Karla de Freitas foi para o Santa Catarina ‘tentar a sorte’. Ao chegar na unidade, encontrou um comunicado informando que o atendimento do Pronto Socorro Infantil estava suspenso por tempo indeterminado.
Ana Karla conta que já não sabia para onde levar Miguel, de quatro anos, mas foi quando recebeu a notícia de que o setor seria reaberto naquele momento. “Há três dias meu filho está com febre, náuseas, vômito, dor de cabeça e enjôo. Se eu não encontrasse atendimento aqui, não tinha mais para onde levá-lo. Então, quando soube que o pronto socorro ia ser reaberto, o alívio foi grande”, conta Ana Karla de Freitas.

A técnica de cobrança Daniele Moura sabia que o atendimento estava suspenso e ligou para a unidade para saber se este já tinha sido reaberto. “Minha filha passou a madrugada toda vomitando. Agora pela manhã liguei para saber se ia ter atendimento e quando me falaram que iria reabrir decidi vir para cá. Eu não tinha alternativa”, diz a mãe da pequena Ludmilla, de um ano.

O fechamento do setor infantil da unidade foi causado pela falta de pediatras suficientes para fechar a escala de todo o mês. Segundo o diretor administrativo, Carlos Leão, o Santa Catarina contava com 19 médicos, mas alguns se afastaram por motivos diversos, como licença prêmio, médica ou aposentadoria. Com isso, apenas 15 ficaram disponíveis para a unidade. “No dia 25, os médicos já tinham cumprido toda a carga horária deles referente ao mês de julho. Então, não tinham mais o que fazer e decidiram entregar o setor. A governadora [Rosalba Ciarlini] determinou que o setor fosse reaberto a partir de hoje, dia primeiro, e convocou mais sete pediatras. Então, agora estamos com a perspectiva de que eles assumam o mais rápido possível, já que a convocação era de imediato. Informalmente eu soube que seis deles já teriam confirmado a apresentação”, diz Carlos Leão.

SANTA CATARINA ABRE OITO NOVOS LEITOS DE UTI NEONATAL

Seguindo determinação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal foram abertos, hoje, no Hospital Santa Catarina. O espaço já estava equipado há mais de um ano, porém, por falta de recursos humanos ainda não havia sido aberto. A abertura dos novos leitos seguiu determinação do Ministério Público do RN e foi possível após convocação de novos profissionais. Ao todo, foram convocados 48 técnicos em enfermagem, 14 enfermeiros e oito médicos neonatologistas, que já passaram por um mês de treinamento.

Dos oito leitos, quatro já podem funcionar como de alto risco e quatro serão de médio risco, até que alguns novos equipamentos sejam recebidos. “Os equipamentos que ainda faltam, como monitor cardíaco multiparâmetro, por exemplo, já foram aprovados pelo Ministério da Saúde e devem chegar até o final do mês. Como eles foram comprados como parte do projeto SOS Emergência, do Governo Federal, a tramitação é mais rápida. Com a chegada destes equipamentos, os oito leitos passarão a ser de alta complexidade. A demanda de recursos humanos já foi montada e está pronta para funcionar”, conclui o diretor administrativo, Carlos Leão.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.