Reajuste da mensalidade escolar será acima de 8% em Natal

17 de outubro de 2014

Saiu na Tribuna do Norte:

Vinícius Menna
Repórter

O reajuste médio das mensalidades nas escolas particulares do Rio Grande do Norte em 2015 deverá ficar acima do índice aplicado este ano, que variou de 8% a 12,5%. De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares do RN, os novos preços passam a valer a partir de janeiro do próximo ano. Os valores deverão permanecer acima do teto da meta da inflação, fixado pelo Governo Federal em 6,5%. Embora garanta que o reajuste será maior, o Sindicato ainda não fechou o cálculo do índice, que deverá ser divulgado a partir da próxima segunda-feira, dia 20.

Além de fatores como adaptações de acessibilidade para alunos portadores de necessidades especiais e aumento nos custos com pessoal, os reajustes tem por base a inflação em 2014. Nesta semana, economistas elevaram a projeção de alta do IPCA neste ano a 6,45%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada na segunda-feira pelo Banco Central.

Conforme o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do RN, Alexandre Marinho, as escolas ainda estão montando as planilhas para definir o reajuste médio nas mensalidades de 2015. “No momento de prever a mensalidade do ano seguinte, é preciso incluir a inflação, o aumento de custos e também prever quanto vai ser o reajuste dos salários dos professores, que só sai em março”, explica.

As adaptações nos espaços físicos das escolas para garantir a acessibilidade aos alunos está entre os custos que deverão ser repassados na mensalidade do ano que vem, explica Alexandre Marinho. Além disso, diz ele, agora as escolas são obrigadas a prover um cuidador para alunos com deficiência, o que encarece o preço final aos pais de maneira geral. “Ainda não temos o percentual de reajuste, mas que o aumento vai ser maior em 2015, isso não tenho dúvida”. Também estão incluídos nos custos melhorias em laboratórios, bem como a contratação de mais seguranças. A reserva de vagas já começou em algumas escolas, mas as matrículas deverão começar no mês de novembro, após a divulgação dos resultados das notas dos alunos, no terceiro trimestre. Na maioria dos casos, as matrículas seguem até janeiro.

Atualmente, são 354 escolas particulares no RN, com cerca de 164 mil alunos. Só na Grande Natal, são 125 escolas privadas com 84 mil estudantes.

Os índices de reajuste deverão permanecer acima do teto da meta de inflação, que é de 6,5%. (foto: emanuel amaral)

Os índices de reajuste deverão permanecer acima do teto da meta de inflação, que é de 6,5%. (foto: emanuel amaral)

Orçamento
Com duas filhas em idade escolar, a decoradora de festas Fernanda Nascimento Rocha, de 38 anos, se diz preocupada com a expectativa de aumento dos custos com educação, que segundo ela chegam a preencher de 15% a 20% dos gastos da casa.

Por mês, diz ela, são R$ 1.500 para arcar com os estudos de Júlia, de 10 anos (6º ano) e Lara, de 5 (nível 4 da educação infantil). “Tirando a alimentação, esse é um dos principais custos do orçamento da família. Então 10% a mais já dá para perturbar o orçamento”, diz. “Gera toda essa expectativa porque é nessa época que a gente se planeja para o ano”, completa.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.