O SECRETÁRIO DE Saúde Domício Arruda Câmara entregou o cargo ontem após reunião com a governadora Rosalba Ciarlini. A decisão foi tomada um dia depois de o Jornal Nacional, da Rede Globo, levar ao ar reportagem mostrando as consequências da greve dos médicos no Hospital Walfredo Gurgel.
Ao fim da matéria o apresentador do telejornal, Márcio Gomes, informou que o secretário evitara falar do assunto porque era feriado.
Ontem, um dia após a reportagem, Domício Arruda deu entrevistas à TV Cabugi, afiliada Globo no RN; e à TV Ponta Negra, afiliada do SBT. Nelas, explicou as razões da greve e as medidas que estavam sendo tomadas, a fim de tentar resolver os problemas. Disse estar aguardando estudos que estariam sendo feitos pela Secretaria da Administração para saber o impacto financeiro na folha de pagamento caso as reivindicações dos médicos fossem atendidas e anunciou providências para a retirada do lixo que se acumulava no hospital.
Após as entrevistas, Domício Arruda dirigiu-se à residência oficial da governadora e comunicou o desejo de entregar o cargo. O acerto com a governadora é que sua exoneração seria publicada na edição de hoje do Diário Oficial. Porém, sua saída foi anunciada durante a abertura do Jornal Nacional.
Após a veiculação da notícia pelo Jornal Nacional, o secretário de Comunicação do Governo, Alexandre Mulatinho, informou pelo twitter Domício Arruda havia pedido exoneração. Quem assume o cargo interinamente é a atual secretária adjunta, Maria das Dores Burlamaqui. Hoje, caso a Secretaria de Administração apresente o estudo de impacto financeiro do aumento que está sendo pedido pelos médicos, é ela quem deverá conduzir reunião com a categoria e negociar o final da greve.
Na matéria da repórter Michele Rincon, foi mostrado, mais uma vez, o hospital Walfredo Gurgel lotado, com os pacientes reclamando das condições de atendimento, além de profissionais da unidade de saúde reclamando das péssimas condições de trabalho e denunciando a falta de equipamentos para tratar os enfermos. Enquanto o atendimento era sofrível, foi mostrada uma manifestação de médicos na frente do hospital.
A saída de Domício Arruda acontece em meio a uma greve que dura quatro dias e os hospitais do estado funcionam com apenas 30% do contigente de médicos, sendo recebidos apenas os casos de urgência e emergência.
Além de melhores condições de trabalho, os médicos reivindicam novas contratações e 15% de reposição salarial. Se tivesse continuado no cargo ele teria hoje uma reunião com a categoria para tentar negociar o fim da greve.
Ontem ainda, na entrevista que concedeu à InterTV Cabugi, Domício Arruda pediu desculpas por não ter concedido a entrevista solicitada no dia anterior. E informou que parte dos problemas citados na reportagem já haviam sido solucionados. Ontem à noite, após a notícia da demissão ter sido veiculada no jornal nacional, Domício Arruda fez apenas um comentário, por meio do seu twitter: “Demitido no Jornal Nacional por um casal muito chic: William Bonner & Patricia Poeta”.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.