Retratos de chocolate

5 de março de 2013

Do Riograndedonorte.net:

A Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta está recebendo a exposição Andedan, do brasiliense radicado em Natal, Marcos Popó. A mostra segue até o dia 31 de março e apresenta ao público os trabalhos do artista plástico, que também é militar e serviu nas forças de paz no Haiti.

Pelé retratado por Marcos Popó (foto: Marcos Barros)

Pelé retratado por Marcos Popó (foto: Marcos Barros)

Marcos Popó reúne em uma mostra singular e bem variada, os retratos de pessoas por meio de desenhos feitos com calda de chocolate. Mas a diversidade dos trabalhos desse artista não param por aí: vão desde a tradicional pintura com tinta acrílica, numa abordagem moderna e realista, a retratos feitos com fita adesiva, apresentando ainda entalhes em madeira, pregos, linhas, ferrugem, entre outros materiais.

O nome da exposição surgiu após sua ida ao Haiti. “Andedan” é uma palavra do creole haitiano que significa “de dentro”. É justamente de dentro do artista e dos materiais comuns que veio a inspiração dos trabalhos apresentados.

Sobre as pinturas feitas com calda de chocolate, Marcos explica que, para não comprometer o material durante exposição, a tela é feita em casa e, em seguida, fotografada e a imagem ampliada em tamanho natural.

O ARTISTA  

Retrato em chocolate feito por Marcos Popó (foto: Marcos Barros)

Retrato em chocolate feito por Marcos Popó (foto: Marcos Barros)

Marcos Popó é natural de Brasília, foi criado no Rio de Janeiro e adotou Natal como sua casa. Além de artista plástico, é militar da Aeronáutica e participou da missão de paz da ONU no Haiti. “Consigo conciliar os dois trabalhos. Essa é a minha primeira exposição, mas estou buscando outros locais”, afirma.

Popó conta que desde pequeno já demonstrava habilidade com desenho, mas foi a partir de 2011 que ele começou a desenvolver sua arte com mais afinco, sempre buscando alternativas de materiais, além do pincel e da tinta, para criar seus trabalhos. “Sempre tive afinidade em retratar figuras humanas”, diz. As telas apresentam desenhos de amigos do artista e de pessoas famosas, como Ivete Sangalo, Seu Jorge, Carlinhos Brown, José de Abreu, Machado de Assis, Saddan Hussein, Gilberto Gil, entre outros.

Uma de suas grandes inspirações é o artista brasileiro Vik Muniz, que já realizou trabalhos utilizando  geleia, açúcar, fios, arame, e também xarope de chocolate. Muniz tem entre suas obras mais conhecidas, os imensos painéis em que retrata cenas do cotidiano, usando lixo. O trabalho originou o premiado documentário “Lixo Extraordinário”.

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.