Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Réus do escândalo dos precatórios estarão no STJ

8 de junho de 2012

O desembargador Rafael Godeiro e a ex-chefe do setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Carla Ubarana, ficarão frente a frente no dia de 13 de junho, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A data da acareação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STJ que informou também que o desembargador Osvaldo Cruz prestará depoimento no mesmo dia, mas, neste caso, não haverá acareação. Em seu depoimento à Justiça, Carla Ubarana afirmou que os dois desembargadores recebiam parte do dinheiro desviado dos precatórios do TJRN, mas Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz negam as acusações.

Apesar da data confirmada, advogados de defesa não confirmaram acareação. (Foto: Diário de Natal)

A acareação entre Carla Ubarana e Rafael Godeiro foi um pedido da defesa do desembargador durante seu depoimento ao ministro do STJ, César Asfor, prestado no dia 26 de abril. O desembargador Osvaldo Cruz também deveria ter prestado depoimento no mesmo dia, mas passou mal e foi submetido a um cateterismo, fato que resultou no adiamento da oitiva que foi remarcada para o dia 13 de junho. Os dois desembargadores foram afastados de suas funções no dia 18 de abril em uma decisão unânime da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). À época, o ministro relator, César Asfor, afirmou que havia nos autos elementos “suficientes e contundentes” para o processamento da investigação contra os desembargadores e para o afastamento dos cargos públicos.

Medo

Nos vídeos que revelaram o teor do depoimento de Carla Ubarana ao Ministério Público, no acordo de colaboração premiada, a ex-chefe do setor de precatórios do TJRN chegou a perguntar aos promotores se teria que ficar frente a frente com os dois desembargadores. Ela afirmou que tinha medo do que o desembargador Rafael Godeiro seria capaz de fazer contra ela. “Eu temo porque que ele já mandou dar baixa em uns, eu sei do que ele é capaz, e ele nunca, jamais, imaginaria que eu iria abrir a boca. Se ele soubesse, ele teria me procurado”, afirmou Ubarana.

O advogado de defesa de Carla Ubarana, Marcos Aurélio Santiago Braga, afirmou que não tinha sido comunicado oficialmente da acareação. “Ainda não recebi nenhuma informação oficial a respeito desta acareação. Para que ela aconteça temos que ser intimados”. O escritório de advocacia que defende Rafael Godeiro, localizado em Recife, também não confirmou a acareação.

Deu no blog de Thaísa Galvão

Será em Brasília, na próxima quarta-feira, diante do ministro relator do STJ, César Ásfor, que a ex-chefe do setor de precatórios do Tribunal de Justiça, Carla Ubarana, vai se encontrar com o ex-presidente do TJ, desembargador afastado Rafael Godeiro.

Acareação pedida pelo desembargador, que tem, como diz minha mãe, coragem de mamar em onça.

Coragem sim, porque o Rio Grande do Norte e o Brasil já decidiram que Carla, por mais que não seja, fala a verdade.

O Rio Grande do Norte e o Brasil, através de reportagens na TV que exibiram trechos dos depoimentos dela, já decidiram que acreditam nela.

O julgamento da população já aconteceu.

E vai ser se valendo dessa situação que Carla vai dizer, na cara do desembargador, esteja falando a verdade ou não, que ele recebeu dinheiro desviado dos precatórios.

Nos depoimentos gravados pela Justiça e pelo Ministério Público, Carla Ubarana disse que entregava dinheiro em espécie diariamente ao então presidente do TJ, desembargador Osvaldo Cruz.

E que ao assumir o cargo, finalizado o de Cruz, Rafael Godeiro passou a receber, chegando, inclusive, a dizer que queria receber mais porque Osvaldo já havia recebido doses diárias de reais durante dois anos.

Por isso acho que o desembargador tem coragem de mamar em onça, por mais que ele tenha convicção que Carla está mentindo.

Vai apostar na máxima do quem não deve, não teme.

Aguardaremos, pois, os efeitos da acareação.

Desembargador Osvaldo Cruz irá depor no STJ

E no mesmo dia, o desembargador também afastado pelo STJ, Osvaldo Cruz, vai depor no Superior Tribunal de Justiça.

O depoimento, já prestado por Rafael Godeiro, não pôde ser prestado por Osvaldo Cruz que, no dia marcado, passou mal e teve que se submeter a um cateterismo em Natal.

Wilma também no STJ

E a quarta-feira, 13, dia de Santo Antônio, será de muito movimento potiguar no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

É que além da acareação de Carla Ubarana e Rafael Godeiro, e do depoimento de Osvaldo Cruz, está em pauta o julgamento da ex-governadora Wilma de Faria.

Julgamento que já entrou e saiu de pauta umas quinhentas vezes.

Wilma é questionada na Justiça por ter utilizado, quando prefeita de Natal, os serviços dos procuradores do Município para defender uma causa pessoal.

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.