Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

RN ganha fábrica de “lenha ecológica

30 de junho de 2014

Saiu na Tribuna do Norte:

O Projeto Caatinga Viva, patrocinado pela Petrobras, inaugurou ontem, em Ipanguaçu (RN), uma biofábrica de briquetes, um tipo de lenha ecológica produzida a partir de biomassa, recurso renovável proveniente de matéria orgânica vegetal como plantas, capim e resíduos de poda de árvores. A fábrica produzirá aproximadamente cinco toneladas por ano, para substituir o uso da lenha nativa e minimizar o desmatamento da Caatinga e a perda da biodiversidade da região. 

A caatinga é uma das áreas semiáridas mais ricas em biodiversidade do planeta, e também o único bioma exclusivamente brasileiro. No entanto, encontra-se ameaçado, entre outros motivos, pelo desmatamento proveniente da extração de madeira para produção de lenha.

Foto: www.ciflorestas.com.br

Foto: www.ciflorestas.com.br



O Caatinga Viva foi contemplado na seleção pública de 2010 e, atualmente, integra o Programa Petrobras Socioambiental. O projeto desenvolve atividades de produção de briquetes, reúso de águas servidas, educação socioambiental e recuperação de 100 hectares de áreas degradadas, especialmente em matas ciliares do rio Açu, em Áreas de Proteção Permanente e em Reservas Legais de assentamentos rurais. Também são reutilizados 26 metros cúbicos por hora de esgoto tratado do município de Pendências/RN para a produção de biomassa na fábrica.

A iniciativa também tem parceria com a Embrapa, IFRN, Caern e Associação Norte-Riograndense de Engenheiros Agrônomos (Anea).

Clique aqui para ver apublicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.