RN – Presidente da Câmara dos Vereadores de Assu é preso

31 de agosto de 2012

Deu no Portal G1 RN:

O presidente da Câmara dos Vereadores de Assu, município da região Oeste potiguar, foi preso na noite desta quinta-feira (30), informou o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Odelmo de Moura Rodrigues é suspeito de participar de uma quadrilha especializada em homicídios.

Odelmo de Moura Rodrigues é suspeito de participar de uma quadrilha especializada em homicídios. Ele foi preso pela segunda vez, em Assu. (Foto: Cezar Alvez/Arquivo)

Odelmo é um dos investigados, inclusive, na Operação Mal Assombro, desencadeada pelo próprio MP e que apura crimes de assassinato e pistolagem na região. Logo mais, às 9h, o Ministério Público concederá entrevista coletiva para esclarecer detalhes da prisão.

Mal Assombro

A Operação Mal Assombro, que recebeu este nome em razão do terror que os acusados causavam à população do Vale do Açu, na região Oeste potiguar, foi deflagrada no último dia de maio, coordenada pelo Ministério Público em parceria com a Divisão de Polícia do Oeste, a Divipoe.

O cumprimento dos mandados de prisão, busca e apreensão ocorreram nas cidade de Assu e Guamaré, com o objetivo de combater crimes de pistolagem, porte e posse ilegal de arma de fogo. Ao todo, 12 pessoas foram presas e 21 armas encontradas, entre elas espingardas, pistolas, revólveres, rifles, granadas, munições de diversos calibres e três camisas e um colete da Polícia Civil.

Segundo informações do delegado Odilon Teodósio, titular da Divipoe, foram cumpridos 21 mandados nas casas, estabelecimentos comerciais, escritórios e sítios dos investigados. Entre os presos, estava o presidente da Câmara Municipal de Assu, Adelmo Rodrigues Caldas, com quem foram encontradas três armas, sendo um rifle calibre 22, uma carabina calibre 38 e uma garrucha.

Aos policiais, o vereador contou que as armas fazem parte de uma herança e estão com a família há muitos anos. Adelmo pagou fiança no valor de 30 salários mínimos e foi liberado, assim como a maioria dos presos.

Clique aqui para ver a publicação original

Presidente da Câmara de Assu é preso por suspeita de homicídio e outros crimes

Notícia publicada no Jornal DeFato:

O presidente da Câmara Municipal de Assu, vereador Odelmo de Moura Rodrigues, foi preso, na tarde desta quinta (30), por suspeita de envolvimento com crimes de homicídio na região do Vale do Açu. Ele já havia sido preso em junho desse ano, durante a operação batizada como “Mal Assombro”, cujo nome foi escolhido em alusão ao terror praticado pela quadrilha que o presidente faria parte. Na época, a polícia informou que o grupo atuava há vários anos no Vale e seria responsável por dezenas de assassinatos, além de vários outros crimes.

Veja decisão na íntegra AQUI.

O delegado Odilon Teodósio, diretor da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe) de Mossoró, confirmou a prisão do presidente da Câmara, acusado de homicídio, mas não entrou em detalhes sobre a operação, que ainda estava em andamento no fim da tarde desta quinta. Até as 18h, não havia informação sobre outras pessoas presas, além de Odelmo.

Na manhã desta sexta, a Polícia Civil e o Ministério Público concedem entrevista coletiva para anunciar os detalhes da operação policial.
A ordem de prisão do vereador é referente à apreensão de duas armas de fogo que foram encontradas em sua casa, em Assu. A operação, no total, resultou na apreensão de 21 armas de fogo, todas pertencentes a pessoas ligadas à quadrilha que atuava no Vale do Açu.

Na época que a operação “Mal Assombro” foi realizada, o delegado Odilon Teodósio disse que era possível a quadrilha estar por trás de dezenas de assassinatos, estes cometidos por motivos diversos, e que famílias inteiras tinham sido praticamente dizimadas pelo grupo.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.