RN terá cinco novos presídios

12 de março de 2013

Notícia publicada no portal NE10 Rio Grande do Norte:

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou na tarde desta segunda-feira (11), em coletiva de imprensa na sede da Governadoria, a construção de cinco novos presídios para o Estado. A medida chega após a reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que esteve em Natal no último sábado (9), e confirmou a inclusão do RN no programa “Brasil Mais Seguro”. Ainda na ocasião, a gestora fez um balanço da reunião e falou sobre algumas ações em curso e os próximos passos para combater a criminalidade.

Panorama do presídio de Alcaçuz. (Foto: serido190.com)

Panorama do presídio de Alcaçuz. (Foto: serido190.com)

Segundo a governadora, as cinco novas unidades prisionais serão construídas no interior e vão ter capacidade de 220 a 400 vagas. “Já estamos com áreas já liberadas e licenciadas, e contamos com recursos de R$ 8 milhões do Ministério da Justiça. As possíveis cidades que poderão receber os novos presídios são Ceará-Mirim, Parelhas, Mossoró, Macau e Lajes”, disse Rosalba.

Sobre a reunião com o ministro da Justiça, a chefe do Executivo potiguar contou que o Estado foi contemplado antecipadamente com o programa, que só foi implantado até agora em Alagoas e Paraíba. “Com o esforço da bancada federal do RN, conseguimos ser inseridos logo no Brasil Mais Seguro, que só chegaria aqui em 2015. E assim teremos melhores condições de reduzir a criminalidade com novos investimentos e ações”,ressaltou.

O PROGRAMA – O Brasil Mais Seguro trabalha com três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas; o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade, e o controle de armas. Além de outras ações para a redução da criminalidade, como o fortalecimento das fronteiras, enfrentamento às drogas, criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública, melhoria do sistema prisional, segurança pública para grandes eventos e combate às organizações criminosas.

Além de buscar promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de Segurança Pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça.

Ainda de acordo com a governadora, com o programa no RN será possível implantar medidas importantes bem cedo, com o objetivo de reduzir os crimes violentos e fornecer recursos e equipamentos para atacar a criminalidade. Segundo ela, o Governo já tem investido muito na área de Segurança, mas ainda é preciso fazer mais.

“É muito importante o Brasil Mais Seguro trabalhando no nosso Estado, para que nos somemos forças para reduzir a criminalidade e ter um Rio Grande do Norte mais seguro, onde todos tenham uma vida mais tranquila. Para isto o Governo esta fazendo investimentos no aparelhamento do sistema de Segurança, mas ainda é pouco e precisamos de mais”, acrescentou.

Uma nova reunião esta marcada com o ministro da Justiça para o dia 22 de março, onde serão apresentadas as estatísticas estaduais para poder traçar o plano de ação que será posto em prática no Estado.

MEDIDAS E AÇÕES – Ainda durante a coletiva, a governadora destacou a redução na taxa de crescimento de homicídios ,entre 2010 e 2012, que caiu de 15% ao ano para 6,2%. E a criação do setor de Estatística e Análise Criminal, fator decisivo para desacelerar esse índice, pois garantiu maior fidedignidade aos números da Segurança Pública, antes descentralizados. Outro ponto foi o aumento na apreensão de drogas em mais de 481%, entre 2011 e 2012, assim com 12% no número de armas de fogo.

Rosalba detalhou também algumas ações preventivas como a instalação de câmeras de monitoramento nos principais corredores de Natal e a integração entre as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Os próximos passos segundo o Governo serão: a apresentação do Plano Estadual de Segurança Pública, em abril, para discussão com a sociedade; a criação das Áreas Integradas de Segurança, com estabelecimento de metas de redução de homicídios para cada uma delas; a Criação da Divisão de Homicídios em Natal, que já está em curso; a ampliação da estrutura de videomonitoramento e modernização do Ciosp; a informatização e digitalização do acervo do ITEP; a reforma de delegacias; a recomposição gradual do efetivo das instituições de segurança, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e o fortalecimentodo “Comunidade em Paz” entre outros programas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.