Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Sistema poderá evitar desabastecimento de água em Natal

19 de abril de 2013

Notícia publicada no caderno Cidades do Novo Jornal:

As duas lagoas que fazem parte do sistema de abastecimento d’água em Natal estão com o volume mais baixo da história. A lagoa de Jiqui, na Zona Sul, responsável pelo abastecimento de água de 30% da população da capital, atingiu o nível mais baixo dos últimos 30 anos; e a lagoa de Extremoz, que faz parte do sistema da Zona Norte, registra o menor volume dos últimos 20 anos.

Em fevereiro, a lagoa do Jiqui, que faz parte do sistema de abastecimento das zonas Sul, Leste e Oeste de Natal, estava com uma lâmina d’água de 2,50 metros. Baixou 1,25 metro em apenas dois meses. Ontem, o volume atingia 1,25 metro na régua de medição da lagoa, ou seja, estava com 50% de sua capacidade.

Pela primeira vez em trinta anos, a lagoa do Jiqui chegou ao seu nível mais baixo: volume atingiu ontem 1,25 metro. (Foto: Humberto Sales)

Pela primeira vez em trinta anos, a lagoa do Jiqui chegou ao seu nível mais baixo: volume atingiu ontem 1,25 metro. (Foto: Humberto Sales)

Para evitar um colapso no sistema de distribuição, a Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) vai instalar um sistema alternativo de bombeamento d’água até a próxima segunda-feira. Esse sistema vai captar água da parte mais profunda da lagoa e, assim, evitar o temido colapso caso seja necessário racionar água.

A lagoa do Jiqui tem uma profundidade entre 3m e 4m. Cheia, já chegou a 2,8 metros com sangria, o máximo histórico, explicou o gestor da Regional Natal Sul, Lamarcos Vital Teixeira. Este ano, pela primeira vez em trinta anos, a lagoa chegou ao seu nível mais baixo, de acordo com os registros da Caern. Mesmo assim, não há sinal de alerta máximo, apesar de a Companhia já falar em racionamento.

O sistema de abastecimento da capital é composto pelas regionais Natal Sul (zonas Sul, Leste e Oeste) e Natal Norte (Zona Norte). A lagoa de Jiqui, localizada em Parnamirim, a cerca de 13 km ao sul da capital, faz parte do sistema de abastecimento junto com poços tubulares (águas subterrâneas), que se misturam nos reservatórios da Caern, que faz a distribuição para 33 bairros. Segundo Lamarcos Vital Teixeira, somente Alagamar, Ponta Negra e Cidade Satélite são abastecidos 100% por poços.

A Caern opera 12 reservatórios, que fazem a mistura da água da lagoa do Jiqui com a dos poços para a rede de distribuição composta por 172 mil ligações. Natal tem 93 poços em operação, que produzem 4.800 m³ de água por hora, enquanto Jiqui produz 2.400 m³ por hora para uma demanda variada de consumo diário. Até o momento não há registros de queda no volume dos poços.

A lagoa do Jiqui é abastecida principalmente pelo Rio Pitimbu. De acordo com Lamarcos Vital Teixeira, outro sistema que alimenta o manancial são os olheiros da própria lagoa, situados ao longo do percurso do Pitimbu.

Por causa da falta de chuvas, é bastante visível a queda do nível de água da lagoa do Jiqui. Está tão baixo que uma ilhota de areia está à mostra. Funcionários da Caern disseram ao NOVO JORNAL que nunca viram uma situação semelhante.

Sábado passado o nível da água estava encobrindo a plataforma de alvenaria, onde está instalada a bomba para captação de água caso seja acionado o sistema para bombeamento em caso de racionamento. Ontem, a lâmina estava um pouco abaixo do nível da plataforma. As pedras que servem de sustentação das margens próximas à área da estação de bombeamento da lagoa também estão com as marcas do quanto o nível da água baixou.

Abastecimento de água de Natal

Regional Natal Sul

(Zonas Sul, Leste e Oeste)

Bairros abastecidos com água da lagoa do Jiqui e de poços tubulares que se misturam nos reservatórios: Tirol, Petrópolis, Alecrim, Barro Vermelho. Lagoa seca, Cidade Alta, Ribeira, Rocas, Santos Reis, Brasília Teimosa, Mãe Luiza, praias de Areia Preta e do Meio, além de Lagoa Nova Candelária, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão,Bom Pastor, Bairro Nordeste, Nazaré, Quilômetro 6, Quintas, Mirassol, Nova Descoberta, Neópolis, Jiqui, Pirangi,Cidade Jardim e Capim Macio. Bairros abastecidos somente por poços tubulares: Ponta Negra, Alagamar e Cidade Satélite.

Regional Natal Norte
(Zona Norte)

Todos os bairros são abastecidos com água da lagoa de Extremoz e de poços tubulares que se misturam nos reservatórios, exceto o bairro Pajuçara, que é abastecido exclusivamente por poços.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.