Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Supermercados, combustíveis e livraria elevam vendas no RN

21 de março de 2013

Noticia publicada no portal No Ar:

O movimento sazonal do início das aulas, somado à abertura de novas lojas nos segmentos de Supermercados e eletros (em Natal) e o movimento típico de veraneio para as praias (que aumenta o consumo de combustíveis e também as compras de supermercado) puxaram para cima as vendas do comércio potiguar em janeiro. Segundo os dados do IBGE, o chamado Varejo Restrito (que não inclui os setores de Materiais de Construção e de Automóveis) emplacou alta de 13,8% em janeiro sobre o mesmo mês de 2012 e foi o segundo maior do Brasil. Já no Varejo Ampliado (que considera aqueles dois segmentos), a alta potiguar foi de 7%.

Consumo de combustível, normalmente, aumenta durante veraneio (Foto: Alberto Leandro)

Consumo de combustível, normalmente, aumenta durante veraneio (Foto: Alberto Leandro)

“Os números são muito positivos, sobretudo se levarmos em conta que o crescimento de vendas em janeiro de 2012 foi de 2,8% no Varejo Ampliado, com queda de 1,2% no Varejo Restrito. Este ano, a abertura de novas lojas de duas redes de supermercados em Natal e mais a chegada de um gigante do setor de eletros, sem dúvida que contribuíram para este crescimento, mesmo tendo sido lojas efetivamente abertas ainda em 2012. Também foram fundamentais para o incremento as movimentações sazonais, como é o caso daquelas registradas nos setores de livrarias (volta às aulas), supermercados e combustíveis. Os dois últimos são setores que, em janeiro, com o veraneio, naturalmente registram alta de vendas”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz.

De acordo com o IBGE, o segmento de Hipermercados e Supermercados registrou alta de 3% no mês de janeiro. Apesar do percentual individual relativamente baixo, os técnicos do IBGE chamam a atenção para o fato de que o setor é um dos que têm maior participação na composição geral do índice de vendas do Comércio Restrito (respondendo, sozinho, por 30% do volume). Já o setor de Combustíveis e Lubrificantes emplacou alta de 8,8% no mês, seguido do segmento de Móveis e Eletrodomésticos (5,8%).

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.