Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Tablets serão utilizados no combate à dengue em Natal

26 de fevereiro de 2013

Notícia publicada no portal G1 RN:

A Prefeitura de Natal anunciou que vai disponibilizar tablets para os agentes de saúde que combatem a dengue na capital. A utilização dos dispositivos móveis faz parte de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que visa agilizar o trabalhado dos profissionais. Ainda neste primeiro semestre, segundo a gerente técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Isabele Ribeiro, 100 dispositivos móveis serão adquiridos como projeto piloto.

Foto: acritica.uol.com.br

Foto: acritica.uol.com.br

O sistema a ser operacionalizado através dos tablets possibilita, ainda de acordo com Isabele Ribeiro, a atualização em tempo real do quadro de focos de dengue na cidade. Ela explicou que as informações cadastradas através dos dispositivos serão enviadas a um servidor central. Este, por sua vez, atualizará, automaticamente, uma página na internet com os novos dados. As informações ficam disponíveis no site para que qualquer pessoa possa acessar.

Apesar da preocupação com a doença, Isabele Ribeiro confirmou uma redução de 80% dos casos diagnosticados no Rio Grande do Norte. A gerente disse também que os agentes de endemias estavam parados, mas já retornaram ao trabalho e estão fazendo um levantamento da quantidade de aedes aegypti existentes no estado. “Depois disso, vamos planejar ações de combate ao vetor”, acrescentou.

Segundo Ricardo Valentim, coordenador do projeto, estima-se que aproximadamente R$ 200 mil sejam economizados por ano dos cofres do Município. A expectativa do coordenador é de que, até a metade deste ano, um projeto piloto seja implantando com 100 agentes de endemias e, até o final de 2013, a iniciativa seja aderida pelos demais profissionais.

48 municípios do RN têm risco muito alto de dengue

Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado no dia 15 deste mês pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).

Foto: G1 RN

Foto: G1 RN

Os 48 munípios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

Segundo o Mapa, outros 40 municípios apresentam risco alto de dengue e 37 estão com risco baixo para uma epidemia da doença. A soma dos três índices indica que, atualmente, 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.

A finalidade do mapa é fornecer subsídios que possam auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de maior fortalecimento das ações de combate ao vetor e organização dos serviços de saúde.

 

Clique aqui para ver publicação original

Casos de dengue caem 59% no RN, diz Ministério da Saúde

Notícia do portal G1 RN:

A incidência de casos de dengue no Rio Grande do Norte diminuiu 59% entre 1º de janeiro a 16 deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou os índices da doença em todo o país nesta segunda-feira (25). De acordo com os números apresentados, os casos notificados de dengue no estado caíram de 2.310 para 955 de um ano para o outro.

A realidade do Rio Grande do Norte diverge com os índices nacionais. Ainda segundo a pesquisa do Ministério da Saúde, aumentou em 190% os casos notificados de dengue em todo o país. Entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos. No mesmo período de 2012 foram 70.489 notificações.

No RN, também houve redução nos números de casos graves e óbitos provocados pela doença, acompanhando os índices da região Nordeste. No período pesquisado, o ano de 2013 apresenta números menores que os coletados nos três últimos anos.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, foram cinco casos graves registrados em 2010, 70 em 2011 e 38 em 2012, quando este ano houve apenas uma notificação. A redução da incidência de 2013 para o ano passado foi de 97%.

Quanto às mortes provocadas por dengue, que tiveram dois registros tanto em 2011 quanto em 2012, este ano não foi identificado qualquer óbito por consequência da doença.

Brasil

Os números nacionais não são destoantes aos do Rio Grande do Norte no que diz respeito às mortes. De acordo com a pesquisa, os casos de óbito caíram no mesmo período. Foram 33 entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 41 no mesmo período de 2012.

A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no estado a taxa sobe para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes.

No RN, em 2012, foram 71,6 para cada grupo de mesma quantidade de habitantes, quando este ano o número corresponde a 29,6.

Clique aqui para ver a publicação original

Foto: G1

Foto: G1

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.