Notícia publicada na Tribuna do Norte:
Os estrangeiros que estiveram em Natal durante a Copa do Mundo aprovaram a capital potiguar. Pesquisa do Ministério do Turismo revelou que 91,7% dos visitantes possuem intenção de retornar ao país e 98,1% aprovaram a hospitalidade natalense. A cidade também garantiu a aprovação de 75,9% dos entrevistados em relação à experiência turística e a Arena das Dunas foi aprovada por 96,9% do público. O estudo levou em consideração a opinião de 914 estrangeiros que estiveram no município.
Os americanos (26,6%), mexicanos (17,8%) e uruguaios (11,1%) foram as nacionalidades que mais marcaram presença durante o mundial em Natal. Eles representam 55,5% do público estrangeiro na capital potiguar. Ainda segundo a pesquisa, o turista internacional que esteve no Rio Grande do Norte, em sua maioria, é jovem (35,8 anos, em média), tem alto poder aquisitivo (renda individual de U$ 5.441) e elevado grau de instrução (84,6% possuem, pelo menos, ensino superior).
Sete em cada dez estrangeiros usaram avião como meio de transporte, 64% deles estavam em Natal pela primeira vez e mais da metade (51,5%) hospedaram-se em hotel ou flat na capital potiguar. “Os elevados índices de aprovação da experiência turística e de intenção de retorno mostram que a Copa do Mundo foi uma excelente vitrine para o Brasil”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
O estudo também questionou a impressão por quesitos. A hospitalidade do povo foi aprovada por 98,1% dos estrangeiros, a gastronomia por 94,3% e os alojamentos por 91,5%. Entre os itens de infraestrutura, destaque para a segurança pública (96,6%), a limpeza da cidade (84,6%) e os táxis (88,1%). Praticamente nove em cada dez estrangeiros (89,7%) consideraram os preços do transporte público adequados.
Pesquisa também questionou turistas brasileiros
Entre os brasileiros, o turista doméstico que esteve em Natal durante a Copa do Mundo foi formado, principalmente, por paraibanos (26,9%), paulistas (17,9%) e pernambucanos (10,5%). E boa parte deles, 44%, preferiram realizar o deslocamento até a capital potiguar utilizando avião, seguido por carro próprio, de amigos ou familiares (42,1%).
A maioria dos turistas nacionais, 66%, organizaram a viagem por conta própria e aproveitaram a oportunidade para fazer outras atividades turísticas (57,9%). Os grupos familiares (31,6%) e os casais sem filho (20,5%) foram o grupo predominante.
Assim como os estrangeiros, o viajante brasileiro durante o mundial tem elevado grau de escolaridade (75,8% têm, pelo menos, o nível superior completo) e alto poder aquisitivo (35,8% têm renda familiar superior a R$ 7,2 mil).
A hospedagem e a hospitalidade também foram destaques, com 93,2% e 94,8% de aprovação, respectivamente. A segurança foi aprovada por 85,3% e as opções de turismo e lazer, por 96,4%. Além disso, nove em cada dez turistas domésticos consideraram a Arena das Dunas boa ou muito boa.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada no Blog do BG:
A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na tarde desta quarta-feira, 06, o resultado de uma pesquisa que avaliou o nível de satisfação de turistas nacionais e internacionais em relação a cidade de Natal durante o período dos jogos da Copa do Mundo.
A pesquisa, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RN) e realizada pela Consult, entrevistou 1003 turistas entre os dias 13 e 25 de junho, e mostrou um alto índice de aprovação em relação a estrutura e serviços na cidade.
Entre os americanos, maior grupo estrangeiro presente na capital, 90% declararam que indicariam Natal como destino turístico. Já entre os japoneses, esse número foi de 100%.
O Presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Alexandre Mulatinho, presente no encontro, comentou a importância da participação do Governo do Estado nesse cenário. “O esforço que o Governo fez para que a Copa acontecesse em Natal foi tremendo, em uma cidade com diversas categorias em greve, um período de chuvas muito fortes, além de um aeroporto recém-inaugurado. Ainda assim essa pesquisa mostra a vontade do turista retornar ao estado”, disse Mulatinho.
Ao receber o resultado da pesquisa, a Governadora fez uma avaliação positiva dos dados. “Esse relatório mostra um grau bastante alto de satisfação do turista em relação a cidade de Natal como destino turístico, e isso vai nos ajudar a fazer uma divulgação ainda melhor do Rio Grande do Norte tanto no mercado nacional quanto internacional”, declarou.
Além da Governadora e do Presidente da Emprotur, o encontro contou ainda com a presença do Presidente e Diretor Executivo da Abih-RN, Habib Chalita e Márcio Guedes, respectivamente.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.