Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

UFRN altera notas mínimas e pesos das provas para cadastro no Sisu

11 de junho de 2013

Notícia publicada no portal G1 RN:

Após um erro no cadastro dos cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu alterar a resolução que definia os pesos das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova resolução, que foi aplicada nesta segunda-feira (10), altera as notas mínimas exigidas e os pesos das provas para a edição 2013.2 do Sisu na instituição de ensino federal. Com a nova resolução, a área biomédica foi dividida em duas – com pesos diferentes.

Adelardo Medeiros garantiu que os candidatos da UFRN não serão prejudicados (Foto: Arthur Barbalho)

Adelardo Medeiros garantiu que os candidatos da UFRN não serão prejudicados (Foto: Arthur Barbalho)

A partir de agora, existem a biomédica I, que segue utilizando peso 1,5 para a prova de Linguagem e Códigos e peso 3 para Ciências da Natureza; e biomédica II, que reúne os cursos que foram cadastrados com erro no Sisu. Com isso, a área biomédica II (que reúne os cursos de Ecologia – noturno, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapeuta, Medicina, Nutrição e Odontologia), passa a utilizar peso 3 para a prova de Linguagem e Códigos, e peso 1,5 para a prova de Ciências da Natureza.

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (10), o pró-reitor de graduação, Adelardo Medeiros, falou sobre a nova resolução e garantiu que os candidatos a uma vaga na UFRN não serão prejudicados. “Ninguém será prejudicado. Essa nova resolução dividiu a área biomédica, criando uma nova área que vai utilizar os pesos que foram cadastrados no Sisu”, disse.

Ainda de acordo com o pró-reitor, a resolução é válida somente para o processo seletivo 2013.2. Em 2014, ambos os processos seguirão as normas estabelecidas pelo Consepe (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão). “A alteração no texto é válida apenas para o segundo semestre de 2013. Cometemos um erro no cadastro dos cursos, erro esse que não deve acontecer no próximo ano. Ano que vem apenas a resolução do Consepe é que será válida para o processo seletivo”, afirmou.

Mesmo com a surpresa de alguns estudantes com a mudança, o pró-reitor disse que não espera contestações, uma vez que a resolução, de acordo com ele, é bastante clara. “Não creio que irão acontecer muitas contestações. Sabemos que alguns cursos estão entre os mais concorridos, mas a nova resolução não prejudica ninguém, até porque quem vai participar desse processo seletivo já fez o Enem. Quem se preparou para a prova com certeza vai se sair bem em todas as provas. Isso não nos preocupa, a resolução é bastante clara”, disse Abelardo.

Confira a resolução da UFRN:

“O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo em vista o disposto no artigo 23 do Estatuto e no parágrafo 1º do artigo 33 do Regimento Geral, resolve:

Aprovar a alteração, exclusivamente para a edição 2013.2 do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na UFRN, da Resolução nº 078/2013-CONSEPE, de 07/05/2013;

Considerando que em alguns cursos houve discrepância entre os parâmetros informados pela UFRN ao Ministério da Educação para a edição 2013.2 do SiSU e os parâmetros que foram definidos pela Resolução 078/2013;

CONSIDERANDO que não é mais viável alterar os dados inseridos no sistema para o SiSU 2013.2, tendo em vista que as inscrições já estão em andamento;

Resolve:

Art.1º Esta Resolução altera as notas mínimas exigidas e os pesos das provas para a edição 2013.2 do SiSU na UFRN.

Parágrafo único: Para edições posteriores do SiSU, permanece válida em sua totalidade a Resolução 078/2013-CONSEPE”.

Clique aqui para ver a publicação original

Candidatos à UFRN apontam erro em cadastro de peso de notas do Sisu

Notícia publicada no portal G1 RN:

Candidatos a cursos da UFRN encontraram pesos trocados entre notas de duas provas (Foto: Reprodução/Sisu)

Candidatos a cursos da UFRN encontraram pesos trocados entre notas de duas provas (Foto: Reprodução/Sisu)

Alguns estudantes que fizeram suas inscrições para concorrer a nove cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através do site do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que considera as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), foram surpreendidos pelos pesos adotados para as provas de Ciências da Natureza, e Linguagens e Códigos. Ao contrário do que constava em uma resolução da universidade, os cursos da área Biomédica apresentavam peso 1,5 para as notas da prova de Ciências da Natureza e peso 3 para a prova de Linguagens e Códigos.

De acordo com pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFRN, Adelardo Medeiros, a mudança ocorreu devido a um erro no cadastro do sistema. “Fizemos o cadastro em 70 cursos. Na maioria deles, a ordem do cadastro dos pesos de cada prova era uma. Nesses nove cursos, a ordem entre essas duas (Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos) estava trocada e nós não percebemos no momento do cadastro”, afirmou.

A troca do peso das notas aconteceu nos seguintes cursos: Ecologia (noturno); Bacharelado em Educação Física; Enfermagen; Farmácia (diurno e noturno); Fisioterapia; Medicina; Nutrição e Odontologia. “Os dois turnos de farmácia contam como dois cursos. O problema só ocorreu nos cursos oferecidos no campus de Natal”, explicou Abelardo.

O estudante Pedro Henrique, de 18 anos, percebeu o erro ao fazer seu cadastro para disputar uma vaga no curso de Medicina. O estudante, que pela primeira vez tenta ingressar na instituição através do sistema, acredita que o erro da universidade abalou a confiança no modelo. “Não faz o menor sentido fazer um curso da área biomédica e ter um maior peso em linguagem. Isso prejudicou todo mundo”, disse.

A universidade, no entanto, afirmou que os pesos não serão alterados no Sisu. Segundo ele, a decisão aconteceu para que não haja problema no sistema. “Nós vamos alterar a resolução no Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) para deixar igual ao que consta no Sisu. Nós não podemos mudar o Sisu. Já há candidatos inscritos que podem sentir-se prejudicados”, informou Adelardo Medeiros. Dessa forma, o peso encontrado pelos alunos na manhã desta segunda-feira permanecerá o mesmo. “A partir do momento em que a resolução for alterada, o peso que está no Sisu será o correto”, explicou.

“Infelizmente, com um erro primário, a universidade está gerando um descrédito no sistema”, reclamou o Pedro.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.