UFRN preencherá 100% das vagas com o Enem

9 de maio de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, através do seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), as novas regras para entrada de alunos na graduação da instituição federal, após o fim do vestibular. A partir do segundo semestre deste ano (2013.2), a universidade passará a utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a escolha de 100% do seus novos alunos, com exceção dos cursos que fazem Teste de Habilidade Específica, como Música .

Foto: www.not1.xpg.com.br

Foto: www.not1.xpg.com.br

A novidade com a decisão do Consepe é de que a escolha se dará através da análise das notas obtidas em cada área da prova do Enem – matemática, ciências humanas, linguagens e ciências da natureza –, com exceção da redação.

A UFRN utilizará pesos diferentes na avaliação das notas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato na hora da inscrição, e exigirá notas mínimas em cada uma das quatro áreas, que também irão depender da área escolhida (Biomédica, Humanística I, Humanística II, Tecnológica I e Tecnológica II).

Por exemplo, a prova de ciências da natureza terá peso 1 para Humanística I e II, com uma nota mínima exigida de 350 pontos, enquanto que para os que escolherem a área Biomédica terá peso 3 e um “ponto de corte” de 450 pontos.

A única prova que terá peso igual para todos os alunos é a redação. Por conta da dificuldade de garantir uma correção uniforme em uma prova como o Enem, que abrange todo o país, a UFRN decidiu manter um peso 1,5 para todas as áreas. Todos os alunos que quiserem ingressar na universidade federal terão que atingir, no mínimo, 400 pontos na redação.

Durante a reunião, os integrantes do Consepe também definiram a aplicação do percentual de cotas que serão reservadas no SiSU. Para o próximo período letivo (2013.2) serão reservadas 25% das vagas para as cotas. No próximo ano (2014.1 e 2014.2) o percentual chegará a 37,5% para os alunos de escola pública. No ano seguinte, a partir do primeiro semestre, metade das vagas da UFRN serão para os cotistas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.