6 projetos para melhorar o transporte público de Natal e que você precisa conhecer (e cobrar)

3 de setembro de 2014

Notícia publicada no blog Apartamento 702:

Por Fábio Farias

O tema transporte público é daqueles que despertam cada vez mais interesse entre a população.

Pegou de uma forma muito forte nos últimos anos, muito pelo crescimento desordenado das cidades, o aumento exponencial do número de veículos nas ruas e os inúmeros congestionamentos que surgem a partir disso.

Natal, como qualquer outra capital do país, sofre com o problema. Excesso de carros, transporte público deficiente e como resultado um trânsito cada vez mais caótico e estressante.

Isso reduz significativamente a qualidade de vida na cidade, além de ser péssimo para o meio ambiente.

Quanto mais carro, asfalto e poluição maior é o calor. Na chuva o asfalto impede a infiltração das águas e, se for muita água, não há drenagem que segure. Resultado: alagamentos.

Para pensar (e cobrar) uma cidade mais amigável aos outros tipos de transporte, listo seis projetos que estão em andamento na cidade e que você precisa conhecer.

Foto: Apartamento 702

Foto: Apartamento 702

1 – Bilhetagem Única

A novela da bilhetagem única começou no ano passado, quando a lei que integrava o uso do mesmo bilhete eletrônico nas vans (transporte alternativo) e nos ônibus foi sancionada. O problema ficou sobre quem iria pagar a implantação do sistema: nem Seturn (representante dos ônibus), nem Sitoparn (dos alternativos) queriam custear o negócio. Depois de muita confusão, incluindo a abertura de uma comissão de inquérito na Câmara Municipal, eles aparentemente chegaram em um acordo. A bilhetagem deve ser implantada em dezembro deste ano.

2 – Passe Livre

Bandeira antiga do movimento estudantil, o Passe Livre foi aprovado pelo município, mas não do jeito que a maioria dos estudantes esperava. Ele será válido apenas nas escolas municipais e será custeado pela Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura deixou em aberto a possibilidade de parceria para o Governo do Estado e o Governo Federal ampliarem os benefícios aos estudantes da rede estadual e da rede federal de ensino. O modelo atual será testado em até 30 dias na Escola Municipal Irmã Acângela e depois implantado em toda a rede. Os estudantes terão direito a até 60 passagens gratuitas.

3 – VLT

Tratei do Veículo Leve sobre Trilhos em outra postagem. É um projeto do Governo Federal. Natal já recebeu alguns trens, que estão em teste e vão substituir os trens da linha férrea atual. A previsão é que o sistema seja ampliado e em 2017 opere bonitinho, da forma que a nossa cidade precisa. O projeto, aliás, é bem bacana e inclui ligação fácil entre os municípios da região metropolitana, UFRN e o novo aeroporto. Ele ainda está em fase de elaboração e a licitação está prevista para começar ano que vem (isso, claro, se tudo der certo).

4 – BRT

O projeto do BRT foi levado para Brasília pelo município, em março, e a verba para a elaboração do projeto executivo foi liberada. Além dela, estavam recursos para a construção de faixas exclusivas de ônibus.  Ou seja,o negócio vai demorar um pouco ainda. O projeto do BRT prevê a ligação do bairro de Gramorezinho com Ponta Negra numa faixa única e rápida de ônibus, percorrendo a Bernardo Vieira. Se for implementado vai ajudar muito no nosso trânsito.

5 – Faixas Exclusivas para ônibus

Essa está, aparentemente, mais próxima de ser iniciada. O dinheiro foi liberado pelo Governo Federal e a Secretaria de Mobilidade vai iniciar a licitação. É bom deixar claro: licitação é algo que, às vezes, demora muito. Apesar disso, a previsão é que as obras já comecem no final deste ano. São corredores na Coronel Estavam, Hermes da Fonseca e Prudente de Morais. O investimento é federal e a execução é da Prefeitura.

6 – Plano Cicloviário

O plano foi divulgado no ano passado pela Prefeitura e está disponível no Slideshare. É muito bom. Prevê a construção de ciclovias, além de bicicletários, em toda a cidade. O problema é a falta de recursos para implementá-lo. O projeto, até onde sei, está parado em algum gabinete em Brasília a espera de aprovação para a liberação de verbas. É, de todos os listados, o que será mais demorado para ser implantado (se é que vai ser implantado).

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.